Principal 14/09/2019 07:33

Camargo é finalista em prêmio nacional

Projeto está entre os 28 finalistas


Camargo está entre os 28 finalistas do prêmio Boas Práticas, promovido durante um congresso de todos os prefeitos do Brasil. O projeto inscrito é de preservação e manutenção do patrimônio histórico e imaterial da cultura e da língua Talian “Ritorno ale origini”.


A divulgação dos vencedores ocorrerá durante o encontro de todos os prefeitos, com a data a definir, em São Paulo. “É um congresso realizado uma vez por ano em cada estado. Tivemos a honra de inscrever este projeto e estar entre os finalistas. Motivo de muito orgulho e comemoração para nós, enquanto gestores públicos municipais, e para a população camarguense”, enfatizou a prefeita Eliani Mesacasa Trentin, a “Nina”.

Desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura, o projeto atende toda a comunidade camarguense, desde projetos em sala de aula, até eventos voltados para a comunidade, como os filós. “No ano de 2017, instituímos o Talian como língua co-oficial, comprometendo-se com a difusão cultural e a manutenção da língua falada, envolvendo a comunidade escolar e as famílias nos processos formativos do educando, evidenciando a matriz cultural, resgatando os hábitos e costumes em depauperamento”, acrescentou Nina.


O projeto visa garantir a preservação histórica da cultura e do patrimônio imaterial, fortalecendo o Museu Municipal Nani Lodi, difundindo e disseminando a cultura italiana e a língua Talian. “A principal atividade é o ensino da Língua Talian em sala de aula. Esta ocorre semanalmente nas escolas municipais, nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com um período de 50 minutos de aula, por meio de oficina, como parte diversificada do currículo escolar. São utilizados recursos didático-metodológicos diversificados, envolvendo as artes, música, teatro, aspectos culturais, retenção e ampliação de vocabulário e participação em eventos. As atividades desenvolvidas envolvem diretamente crianças de quatro a 12 anos, alunos da rede municipal de ensino, nas áreas urbana e rural e indiretamente a população camarguense, comunidade local, regional, nacional e internacional”, frisou o secretário Samir Casagrande.


 

Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/camargo-e-finalista-em-premio-nacional/27527
Copiar URL Compartilhar