Principal 02/08/2021 14:30

COVID-19: Marau amplia vacinação para adolescentes de 17 anos com comorbidade

Também haverá primeira e segunda dose para gestantes e lactantes


Após liberação da Secretaria Estadual de Saúde, a Prefeitura de Marau realiza nesta terça-feira (03), mais uma etapa de vacinação contra a covid-19 para adolescentes com comorbidades de 17 anos. A vacina utilizada será a Pfizer, única autorizada pela Anvisa, até então, para aplicação no público menor de 18 anos.

A vacinação ocorre das 8h às 11h, na ESF Progresso/Rural (Av. Presidente Vargas, nº 22), sendo que os adolescentes de 17 anosdevem apresentar uma das comorbidades descritas abaixo, conforme Informe Técnico nº 10/2021 da Secretaria Estadual de Saúde. Para se vacinar, é preciso comparecer no local e horário indicado, acompanhando dos pais ou responsável, portando Carteira de Vacina, CPF, RG, Cartão do SUS, atestado médico com CID, receita da medicação em uso e comprovante de inscrição no SISCOVID (www.pmmarau.com.br/siscovid).

Na ocasião, também haverá aplicação de 1ª dose para gestantes e lactantes (amamentando crianças até 12 meses), além de segunda dose para gestantes que realizaram a primeira dose da AstraZeneca. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, estas pessoas receberão a segunda dose com a vacina da Pfizer. A documentação necessária é Carteira de Vacina, CPF, RG, Cartão do SUS, carteirinha de gestante ou certidão de nascimento da criança e, em caso da segunda dose, a carteirinha de vacina com o comprovante da 1ª dose.

Confira as comorbidades que se enquadram na vacinação para adolescentes:

1. OBESIDADE GRAVE:

Acima do percentil 97 ou escore Z acima de 2 desvios – através das avaliações e curvas de crescimento.

2. PNEUMOPATIAS CRÔNICAS GRAVES:

Asma - Medicamentos em uso: broncodilatador de longa ação (formoterol/salmenterol) + corticoide inalatório OU uso de corticoide sistêmico (oral) contínuo OU História prévia de internação hospitalar/UTI (após os dois anos de idade) OU Displasia Broncopulmonar

3. OUTROS IMUNODEPRIMIDOS:

Doença Congênita/Rara/Genética/Autoimune Neoplasias ou outras condições que prejudiquem a resposta imunológicas no momento atual (em tratamento); Cardiopatias congênitas com consequências sistêmicas. Doenças reumatológicas com uso de medicamentos imunossupressores; Pessoa vivendo com HIV; Neoplasias ou doenças hematológicas em tratamentos ou que justifiquem imunossupressão.

4. HEMOGLOBINOPATIA GRAVE:

Doença Falciforme ou Talassemia Maior

5. DOENÇA CARDIOVASCULAR:

Cardiopatias nas quais o quadro clínico cause comprometimento sistêmico.

6. DOENÇA NEUROLÓGICA CRÔNICA:

Doença neurológica com comprometimento de deglutição ou situação que aumente risco de doença pulmonar ou doença cardiovascular. Acidente Vascular Encefálico. Mielite Transversa. Paralisia cerebral com descrição de limitações.

7. DIABETE MELLITUS DIABETE MELLITUS (TIPO1)

Crianças com condição insulino-dependente.

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/covid-19--marau-amplia-vacinaa-ao-para-adolescentes-de-17-anos-com-comorbidade/33406
Copiar URL Compartilhar