Principal 03/08/2021 11:10

FUPF reduziu mais de 680 toneladas de CO2 nos últimos anos

Instituição recebeu Certificado de Energia Renovável 2021


A Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) foi reconhecida pelo uso de energia de fonte renovável. Desde 2018, a Instituição utiliza somente energia elétrica proveniente de fonte limpa, totalmente renovável e que não agride o meio ambiente. Com isso, a FUPF reduziu mais de 683,411 toneladas de CO2 (tCO2) em emissões, sendo cerca de 216,483 tCO2 só em 2020. Por isso, a FUPF foi reconhecida pelo trabalho realizado para redução de emissão de gases de efeito estufa e recebeu o Certificado de Energia Renovável 2021 da Ludfor Energia Ltda.

A energia elétrica consumida pela Instituição é proveniente de usinas de fontes incentivadas pelo governo federal (eólica, solar, biomassa e hidrelétricas), com o objetivo de obter uma matriz energética ambientalmente limpa e sustentável. Os dados dos cálculos de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) seguem as reconhecidas metodologias internacionais para esse fim, em especial o GHG Protocol Corporate Standart da The Green House Gas Protocol Iniciative e o Intergovernamental Panel on Climate Change (IPCC).

Os indicadores de sustentabilidade conquistados representam o compromisso da Instituição com a sustentabilidade ambiental, que fazem parte da sua Política de Responsabilidade Social e do Plano de Desenvolvimento Institucional. “A Instituição vem trabalhando intensamente para implementar práticas sustentáveis por meio de ações de eficiência e sustentabilidade energética, com o uso de fontes alternativas, limpas e renováveis, contribuindo para a redução do consumo e desperdício de energia elétrica e, consequentemente, com o meio ambiente”, destaca o vice-reitor Administrativo da UPF, professor Dr. Antônio Thomé.

Benefícios com a redução

A redução de 216,483 toneladas de CO2 em emissões no ano de 2020 equivale a 5.982 mudas de árvores conservadas por 20 anos; 2.151 veículos leves à gasolina percorrendo 500 km; 539 transportes rodoviários de uma tonelada de carga percorrendo um trajeto de 500km; e 92 toneladas de papel/papelão enviadas para aterro sanitário.

Segundo o responsável técnico do setor de Sistemas Elétricos da Divisão de Infraestrutura e Logística da UPF, engenheiro elétrico Rangel Casanova Daneli, a certificação reconhece o trabalho que a Instituição vem realizando na busca da sustentabilidade e da eficiência energética em suas infraestruturas. “Esse projeto de compra de energia diretamente de fontes limpas e renováveis propicia significativos ganhos sociais, econômicos e ambientais, atendendo aos três pilares da sustentabilidade. Como sociedade, precisamos mudar nossos hábitos e processos, sempre visando a melhor convivência com o nosso planeta”, enfatiza Daneli.

 

Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/fupf-reduziu-mais-de-680-toneladas-de-co2-nos-ultimos-anos/33417
Copiar URL Compartilhar