Principal 26/02/2020 06:54

Temporal provoca prejuízos em Camargo

Ventos fortes danificaram residências, galpões e prefeitura


O município de Camargo foi atingido por forte temporal na tarde desta terça-feira (25) provocando inúmeros prejuízos, principalmente na área urbana. Dezenas de residências dos bairros Primavera e Santo Antônio, além de empresas, galpões, silos de cereais e o prédio da prefeitura tiveram danos em telhados. Bem como, árvores foram arrancadas e quebradas em razão do vento forte. Além disso, houve queda de energia elétrica. A comunidade de Tunas, no interior, também foi atingida. 

A Administração Municipal montou uma equipe que está prestando apoio às famílias atingidas, com distribuição de lonas neste primeiro momento. De acordo com a Coprel, até o início da noite haviam 620 famílias dos municípios de Camargo, Vila Maria e Marau sem energia elétrica devido à queda de mais de 20 postes. Equipes da área técnica deslocaram para os locais sem energia para trabalhar no reestabelecimento do serviço. Nesta manhã, cerca de 44 famílias atendidas pela Coprel ainda estão sem energia elétrica, sendo que a previsão é que o serviço seja restabelecido até o início da tarde. Áreas atendidas pela RGE também estão sem energia, inclusise em alguns ponstos de Marau e Vila Maria. 

Entre os prejuízos já apurados estão danos em documentos e computadores da prefeitura que teve cerca de 50% do telhado arrancado. Em entrevista a Vang FM no começo da manhã desta quarta-feira (26), a Prefeita Eliane Mesacasa Trentin revelou que as atividades no Centro Administrativo estão suspensas devido a necessidade de reconstrução do telhado. Ela revelou que foram distribuídos mais de 8 mil metros de lonas. A Secretaria de Educação e Cultura de Camargo informou que as aulas na rede municipal e estadual estão suspensas por tempo indeterminado.

Além disso, campanha de arrecadação de alimentos e telhas está sendo feita no município. Famílias perderam bens materiais e pessoais e por isso a ajuda de todos é fundamental para que essas pessoas possam reconstruir suas casas e suas vidas. As principais necessidades são: móveis, telhas, roupas de cama, colchões, alimentos e materiais de higiene e limpeza. As doações podem ser deixadas no CRAS de Camargo. A Prefeitura Municipal e o CRAS de Vila Maria também estão recebendo doações para repassar às famílias do município vizinho. Em Marau, os pontos de arrecadação são são o Corpo de Bombeiros Voluntários, em suas unidades central e norte, Postos Shell Marau Norte e Sul, Loja Adriane Modas, Associação Marauense da Pessoa com Deficiência (AMPD) e APAE.  Ainda, é possível fazer doações em dinheiro no banco Sicredi, agência  0226, Conta Poupança: 52231-7, na razão social Sindicato dos servidores públicos municipais de Camargo RS (CNPJ: 13.157.712/0001-60).

Nesta quarta-feira (26) a Defesa Civil deverá ser acionada para o decreto de emergência no município de Camargo. Recentemente, o município já havia decretado emergência devido a estiagem que causou prejuízos nas lavouras. 

Autor: Dep. Jornalismo Vang FM / JM

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/temporal-provoca-prejuizos-em-camargo/28990
Copiar URL Compartilhar