Ligue para a Vang
54.3342-1522


    22/06/2012 17:22:59 - Evento aconteceu no final de semana
IV Campeonato Brasileiro Sul Sudeste de Karatê Do em Marau
 
 
Iniciou na sexta-feira e se estendeu até o domingo, no Ginásio Municipal Jatyr Francisco Foresti, o IV Campeonato Sul Sudeste de Karatê Do Tradicional. Atletas de seis estados do Brasil participaram da competição.
Juarez da Silva, responsável técnico da Associação Shobukan de Karatê de Marau e técnico da seleção gaúcha concedeu uma entrevista ao Espaço Plural da Vang Fm, contando detalhes do evento. Acompanhe:

O que este evento representa para o esporte em Marau?

Juarez - É a primeira vez que trazemos um evento deste porte para uma cidade do interior. São poucas entidades esportivas aqui do município que conseguiram trazer competições que reúnem de 4 a 6 estados do Brasil.
Teremos ainda a presença do técnico da seleção brasileira, presidente e toda comitiva da Confederação Brasileira de Karatê Do Tradicional.
Há muito tempo tínhamos o projeto de sediar este evento aqui no município, e o que somou muito para conseguirmos isso, é o projeto social que atendemos, o apoio que temos do poder público municipal, bem como o nível técnico que os atletas marauenses vêm conseguindo. Hoje somos um grupo de 214 alunos registrados na Associação, é o maior grupo de karatê do Rio Grande do Sul.

Nosso município tem sido evidência nos últimos anos no meio esportivo com esta modalidade. Marau é considerado um modelo no Karatê hoje no estado?

Juarez – Sim. Na próxima semana vamos ter a visita de algumas pessoas da prefeitura de Getúlio Vargas, também da cidade de Estação, vindo copiar o modelo de projeto do Karatê. A Confederação Brasileira está lançando um projeto chamado “Karatê 100 mil” e eu vou ser um dos coordenadores deste projeto junto com o professor Pedro, de Porto Alegre.
O reconhecimento do nosso trabalho é uma consequência. Quando se tem um projeto de formação educacional adequado à competição, as coisas acontecem rapidamente.

O que foi exigido de Marau para que pudesse sediar este evento? O município apresenta condições para recebê-lo?

Juarez - A confederação brasileira coloca algumas regras para toda a estrutura do local. A rede hoteleira e a estrutura de alimentação não podem estar mais que 5Km do local do evento. O nosso ginásio de esportes Jatir Francisco Foresti, que sediou inúmeras competições importantes em nível de estado e Brasil, vai ser o anfitrião do evento. O ginásio atende todas as expectativas como vestiário e secretaria. São duas áreas de competição e essas duas áreas têm que ter o tatame, que é regulamentado pelo comitê olímpico brasileiro.

JM - Há uma previsão de quantos atletas estarão aqui em Marau no final de semana?

Juarez - Deverá fechar em torno de 250 atletas dos seis estados. Vamos participar com 19 atletas aqui do município de Marau, sete fazem parte do projeto AABB comunidade e os restantes são do estado do Rio Grande do Sul. Estamos treinando há 8 meses em cima de competições. Trabalhamos todos os aspectos de fundamento da parte técnica e da parte psicológica, já que existe uma carga psicológica por competir em casa.

O karatê é um esporte de contato físico e muitos o interpretam como violento. Qual a sua opinião?

Juarez - Este contato físico precisa ter controle da técnica. Quando se pega dois atletas de qualidade técnica e principalmente faixas pretas, claro que vai acontecer o contato físico e vai haver a contusão, alguma luxação ou algum entorse. Mas tudo isso tem o apoio médico. Conforme uma normativa do Comitê Olímpico Brasileiro, nenhuma competição de evento esportivo que tenha concentração de público pode ser feita sem apoio médico. A federação estará disponibilizando dois médicos, um ortopedista e um cardiologista, e a secretaria de saúde vai disponibilizar uma ambulância com a equipe técnica de suporte, caso venha ocorrer algum acidente.

O evento contou com boa presença de público.
 
Autor: Depto de Jornalismo Vang/JM
 
Compartilhar esta informação!
 
 
 
Mais Tópicos Principais
 
23/05/2017 13:24:28
Assuma realiza assembleia geral
 
23/05/2017 11:40:56
Escola de Pais promove círculos de debates em Marau
 
23/05/2017 11:26:31
Três projetos de Lei ingressaram na pauta do Legislativo de Marau
 
23/05/2017 11:21:08
Preparativos para a inauguração da La Caza Banho
 
23/05/2017 10:46:35
Projeto envolve entidades nos cuidados das áreas públicas de Marau
 
23/05/2017 10:33:48
Atleta da Escolinha da AMF avança para nova avaliação no Grêmio
 
23/05/2017 10:06:00
VI Festipizza é lançado em Serafina Corrêa
 
23/05/2017 09:48:02
Comitiva chega à Marau para Congresso Internacional de Folclore
 
   
     
   
     
   
     
   
     
 
 
Página Inicial  .  Ao Vivo  .  Fale com a gente!  .  Sobre a Rádio
Simples.net - Soluções Inteligentes