Com objetivo de melhorar a experiência do acadêmico na Instituição, a Faculdade CESURG Marau realiza o período de Avaliação Institucional 2021/1, que visa proporcionar melhorias nos pilares fundamentais da Instituição. A avaliação institucional iniciou nesta segunda-feira (07), e segue até o dia 30 do mesmo mês, e será respondida por coordenadores, docentes, discentes e pelos colaboradores, através da plataforma Unimestre.
A avaliação é constituída de três etapas: elaboração do formulário de avaliação, aplicação e análise dos resultados. Ela possibilita a reestruturação do processo educacional e a introdução de mudanças na Instituição. Este procedimento colabora com a reestruturação das atividades de políticas de ensino, pesquisa, extensão, atividades culturais e pós-graduação; Comunicação Interna e Externa; Infraestrutura; Políticas de avaliação Externa; Atendimento e Apoio ao Estudante; Equipe de Gestão da IES e Avaliação do Corpo Docente, visando melhorias em cada um desses pilares fundamentais.
As perguntas são elaboradas pela Comissão Própria de Avaliação – CPA da Instituição. O órgão tem como função conduzir os processos de avaliação, produzir relatórios e propor soluções. A comissão é composta por discentes, docentes, membros do corpo técnico administrativo e membros da sociedade civil. Para gerar uma avaliação que se converta em resultados, a participação dos alunos é de extrema importância. Devem responder a Avaliação os alunos devidamente matriculados nos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, bem como Coordenadores, Docentes e Colaboradores.
De acordo com a Diretora de Ensino da Instituição, Rose Grochot Gayeski, realizar a Avaliação Institucional é um dos caminhos para seguir com melhorias no ensino “a Avaliação Institucional constitui-se em um instrumento indispensável para o aprimoramento do ensino e da prática pedagógica, pois os índices e resultados contribuem para uma reflexão coletiva sobre os processos/atividades desenvolvidas pela instituição e permitem traçar os caminhos para manter aquilo que está dando certo e reestruturar/corrigir outros. Este ano, temos uma novidade, a avaliação será respondida por todos os segmentos da instituição: discentes, docentes e colaboradores, um marco importante para instituição, uma vez que teremos o diagnóstico de todos os envolvidos. A diretora ressalta ainda que a avaliação institucional tem como princípio a melhoria contínua dos processos acadêmicos e contribui para alavancar a instituição no seu percurso de crescimento e/ou consolidação” finaliza.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM