Neste domingo, 07 de julho, o AA - Grupo de Alcóolicos Anônimos, completa 45 anos de existência no município de Marau. Para exaltar a importância do grupo, ouvimos nesta sexta-feira (05), durante o Espaço Livre, alguns integrantes do AA. Mesmo preservando a anonimato como o próprio nome já diz, os marauenses contaram suas experiências no processo de recuperação e o apoio indispensável da irmandade nesta jornada.
As reuniões são gratuitas e abertas aos interessados em abandonar o vício do alcoolismo, e acontecem sempre às segundas-feiras, das 20hb às 21h30min, no prédio do Salão Paroquial de Marau, entrada pela Rua Padres Capuchinhos.
A entrevista completa está disponível na página do Facebook da 93,7 através do link: https://www.facebook.com/vangfm/videos/1881912468961151.
Confira trechos de relatos dos participantes durante o programa na emissora:
“De fato nós estamos aqui numa comemoração dos 45 anos do Grupo Marau do AA. Temos a missão de levar adiante o trabalho que começou lá em 1979. Somos gratos a quem iniciou este trabalho prestando um serviço tão relevante à comunidade. Sabemos que este é um problema de saúde pública”.
“Nosso propósito maior é nos mantermos sóbrios e ajudarmos outros companheiros a manterem a sobriedade”.
Não é uma causa única que pode levar uma pessoa a problemas com álcool. São múltiplas as causas que envolvem o alcoolismo. Esse problema é muito sério. Tive também na família, pessoas que se envolveram com o alcoolismo e as experiências não são boas. Que bom que a gente virou a chave, e admitimos que éramos impotentes diante do álcool. Desta forma as portas do Alcoólicos Anônimos estava aberta. Sou muito grato aos companheiros que nos acolheram. Estamos ali há um bom tempo desconstruindo aquele “boêmio” que já fui, e ao mesmo tempo construindo aquele ser humano mais propositivo e comprometido com a vida. Estamos satisfeitos e levando a mensagem adiante”.
“A abstinência é a prova de fogo dos Alcóolicos Anônimos. Embora tivemos ajuda médica para superar, para atingirmos a sobriedade têm que ser no grupo AA e é uma escolha pessoal. Vejo o AA como uma psicoterapia de alcóolico para alcóolico”.
AA no mundo
O Alcóolicos Antônimos (AA) é uma irmandade com carácter voluntário de pessoas que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade através da abstinência total de ingestão de bebidas alcoólicas. O Alcoólicos Anônimos compartilha a história de recuperação e sobriedade de milhares de homens e mulheres. Em 10 de junho, o Alcóolicos Anônimos completou 89 anos de existência a nível mundial.
Imagem: Ilustrativa/ Arquivo Luiz Antonello