Os Festejos Farroupilhas de Marau, que acontecem em setembro, já estão em discussão. Na quarta-feira (07), a nova comissão organizadora das festividades foi definida em reunião entre as entidades tradicionalistas do município.
A nova comissão tem como presidente Valdecir dos Santos e vice-presidente Eleno Ramos. Também fazem parte Jovino Segalla, Giceli Barrilli, Sinara Triches, Ivete Pegoreti, Sergio Bordin e Lucio Adriano Daniel. Ainda, os jogos campeiros têm à frente Rudimar Zanin, Darli Panaroto e Domlai, a parte campeira é comandada por Everaldo Oliveira, Jair do Amaral (Zoreia) e Gilberto Mantovani e a comunicação fica a cargo de Alessandra Formagini.
Definido pelo MTG, este ano o tema dos Festejos Farroupilhas será “Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa”. A escolha destaca a relevância do radialista, especialmente por meio do programa que marcou época no rádio. Já o patrono estadual é Mário Barboza de Mattos, engenheiro agrônomo, jornalista, escritor e artista plástico que esteve presente na formação do MTG.
A programação deve ter início com a geração e distribuição da Chama Crioula, nos dias 15 e 16 de agosto, e segue até sua extinção, no feriado de 20 de setembro. Em Marau, a previsão é que diversos eventos aconteçam ao longo do mês mais gaúcho do ano e devam ser definidos, juntamente com os novos Patrono e Prenda Farroupilha, nas próximas semanas.
Em Marau, os Festejos Farroupilhas são organizados em parceria entre o Poder Público Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, e entidades tradicionalistas: CTG Sentinelas do Pago (campeira e artística), CTG Felipe Portinho (campeira e artística), Grupo de Artes Nativa Capitão João Lamaison, PL Galpão da Amizade, GTCC Anita Garibaldi, PL Filhos de Soledade, PL Sentinelas do Capingui, PL Tropeiros dos Pampas, PL Potro Xucro, GTCC Potro Sem Dono, GTCC Última Tropeada, GTCC Sepé Tiaraju e PL os Parceiros.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM