A partir de segunda-feira (12/05), a Vacina da Gripe é liberada para a toda a população de Marau. As doses são aplicadas em todas as ESF’s (Estratégia Saúde da Família) e também na Unidade de Apoio Central Diurno e Noturno.
A decisão, conforme explica a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Lisiane Dallagnese, se dá devido ao surto de Influenza em Marau e também aos serviços de saúde saturados. “Esta foi uma decisão tomada pela nossa equipe técnica, tendo em vista a baixa procura pela vacina até então, e o crescente número de casos de Influenza em nosso município. Se percebe surtos da doença em escolas, em empresas e os serviços de saúde estão saturados devido aos inúmeros atendimentos de casos”, explica.
Neste sábado (10/05), também ocorre o último Dia D para Vacinação exclusiva dos grupos prioritários. As doses serão aplicadas nas unidades Santa Lúcia e Centro Social Urbano, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.
Segundo o setor de Vigilância em Saúde do município de Marau, a cobertura vacinal atingida até esta sexta-feira (09/05), é de 33,13%, considerada muito aquém do previsto para grupos prioritários.
Para a vacinação é necessária a apresentação da carteira de vacinas.
Imagem: meramente ilustrativa / Freepik