Agricultores de vários municípios da região estão reunidos em mobilização desde a manhã desta terça-feira (20/05), na ERS 324, em Vila Maria.
O encontro que ocorre próximo ao Calcários Franceschi, durante todo dia, conta com representantes de Vila Maria, Marau, Montauri e Nova Alvorada, Casca e Camargo. A concentração de produtores e máquinas agrícolas busca chamar a atenção do governo sobre o endividamento no setor agropecuário e reivindica que o governo federal atenda ao pedido de securitização das dívidas ou apresente outra alternativa de prorrogação e renegociação.
O ato pacífico, busca dar visibilidade à situação enfrentada por produtores, que acumularam dívidas após sucessivos períodos de estiagem e enchentes.
Conforme Juarez Trentin, produtor rural representante do grupo, a agricultura passa por um momento delicado: Nós agricultores estamos endividados com as frustrações das safras e a securitização seria o único meio de termos condições de ajudar o setor", explicou. A mobilização deve ocorrer durante toda a semana ou até que se tenha uma resposta por parte do governo sobre o tema.