Julho começou com centenas de municípios registrando temperatura abaixo de zero no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, por conta de uma poderosa massa de ar frio de origem polar que atinge o Cone Sul da América do Sul, segundo a MetSul Meteorologia.
No Rio Grande do Sul, a maioria das regiões registrou temperaturas mínimas negativas nesta terça-feira (1º). A geada marcou presença de forma intensa e deixou a paisagem em tons de branco. Dados de estações meteorológicas de órgãos oficiais, universidades e de particulares mostram que mais de 200 municípios que possuem estacoes automáticas tiveram marcas negativas. A menor temperatura no Rio Grande do Sul foi de 7,3ºC abaixo de zero, na estação da Secretaria Estadual da Agricultura em estância no município de Livramento, na fronteira com o Uruguai. É a menor temperatura do ano até agora no estado. Em Marau, os termômetros indicaram -3ºC por volta das 7h da manhã.
Para a quarta-feira (02), a previsão é de que as temperaturas negativas permaneçam durante a madrugada e manhã. Na quinta e sexta-feira, o frio continua, e perde intensidade a partir da sexta-feira (04) na região.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM