A Sicredi Aliança RS/SC/ES anunciou, na terça-feira (08), o resultado do Fundo Social 2025, iniciativa que destinará R$ 1.577.000,72 para 141 projetos sociais em comunidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo. A edição de 2025 bateu recorde de participação, com 237 projetos inscritos, um crescimento de 50% em relação ao ano anterior. Após a triagem, 213 propostas foram consideradas aptas e passaram pelas etapas de recomendação dos Coordenadores de Núcleo e deliberação final pelo Conselho de Administração (CONSAD).
Em Marau, foram beneficiadas a Sociedade Civil Corpo De Bombeiros Voluntários, Círculo de Pais e Mestres da EMEI Doce Criança, Ministério Semear De Marau, EMEI Pedro Rigo, Círculo de Pais e Mestres Paraíso Infantil, Associação Patas Protetoras, Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Marau e Centro De Treinamento Zaparoli.
Com foco em áreas como educação, inclusão social, saúde, empreendedorismo, esporte, inovação, meio ambiente, segurança e cultura, os projetos contemplados foram selecionados a partir de um processo técnico específico, que avaliou critérios como impacto social, efeito multiplicador, perenidade, histórico de execução e alinhamento com o propósito do Sicredi.
De acordo com o presidente da Sicredi Aliança RS/SC/ES, Ivo Miri Brugnera, o Fundo Social é uma das expressões mais concretas do papel do cooperativismo como agente de transformação. “Com o Fundo Social conseguimos apoiar iniciativas que nascem dentro das próprias comunidades e que fazem a diferença na vida das pessoas”, salienta.
A distribuição dos projetos contemplados por estado ficou da seguinte forma:
? Rio Grande do Sul: 51 projetos
? Santa Catarina: 65 projetos
? Espírito Santo: 25 projetos
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM