Principal 17/07/2025

Programa educacional da Sicredi Aliança celebra 30 anos em expansão

Principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi fomenta o cooperativismo


Principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, o Programa A União Faz a Vida (PUFV) completa 30 anos em 2025 e celebra a transformação social por meio da educação. Ao fortalecer o cooperativismo com crianças, adolescentes, educadores e a comunidade, a iniciativa promove a cultura da cooperação e da cidadania em diferentes gerações.

Assim como em todo o Sicredi, a cooperativa Sicredi Aliança RS/SC/ES também celebra essa data marcante para o cooperativismo gaúcho, catarinense e capixaba. O presidente da Sicredi Aliança RS/SC/ES, Ivo Miri Brugnera, enfatiza que o União Faz a Vida é fundamental no legado de cooperativismo brasileiro. De acordo com ele, o programa é a forma do Sicredi educar a comunidade desde pequena, nas escolas, com os princípios e valores que o cooperativismo preza.

"São 30 anos de muitas vidas e histórias transformadas por meio de um programa de cidadania. Nós temos a felicidade de possibilitar a comunidade um olhar colaborativo, sensível e humano com as pessoas, os jovens e, principalmente, as crianças. É o olhar cooperativista na ponta, na escola, para semear o futuro", destaca.

Atualmente, o programa está presente em milhares de escolas no Brasil, promovendo, de forma contínua, a formação de cidadãos mais conscientes, solidários e preparados para transformar o mundo.


A cada ano, mais escolas e municípios ingressam no União Faz a Vida

A Coordenadora de Desenvolvimento do Cooperativismo, Layzirre Dayane Santos Afonso, revela que o programa tem crescimento sustentável e gradativo na Sicredi Aliança RS/SC/ES. Segundo ela, a cada ano, mais escolas e municípios ingressam no programa.

"Isso demonstra o valor que nossa iniciativa de educação possui nas comunidades. Ao longo do tempo já vislumbramos o desenvolvimento de tantas crianças e adolescentes que, nas suas realidades, sequer tinham sonhos. E, ao vivenciarem os princípios da cooperação e cidadania, promovidos pelo programa, enxergaram um futuro de possibilidades para além dos muros da escola. Esses alunos são os futuros cidadãos, associados e colaboradores da nossa área de ação e poder contribuir para uma sociedade melhor e mais próspera é o nosso propósito", declara.

Um exemplo de ingresso recente no União Faz a Vida é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Ary Manoel dos Santos, localizada no bairro Macacu, em Garopaba, Santa Catarina. De acordo com a coordenadora Simone Rogaslky, os professores da escola já conheciam o programa e, junto da direção, entendiam que os valores e os princípios faziam total sentido para os seus alunos. "Quando o programa procurou a Secretaria de Educação e Cultura, de prontidão foi aceito diante do que o programa promove. A proposta do União Faz a Vida vai ao encontro dos princípios que defendemos em nossa escola, como a valorização da cidadania, da cooperação e do protagonismo estudantil. A escola se interessou em participar por reconhecer que o programa oferece ferramentas e metodologias que contribuem para uma educação mais significativa, baseada em valores humanos e no envolvimento da comunidade", enfatiza.

Com um olhar voltado ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares e o estímulo ao pensamento crítico, empático e cidadão, Simone relata que a expectativa é que o programa possa enriquecer ainda mais as práticas pedagógicas da escola catarinense. "Esperamos que ele nos ajude a desenvolver projetos colaborativos, criativos e conectados com a realidade dos estudantes, promovendo mais engajamento, participação ativa e aprendizagens com sentido. Também desejamos que o programa fortaleça o trabalho em equipe entre os educadores e o vínculo da escola com as famílias e a comunidade", pontua.

O impacto da "A União Faz a Vida" é perceptível desde as primeiras experiências com o programa, conforme relata a Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Busato, de Vila Maria (RS), Odalea Carla Andreis. Segundo a educadora, o programa está em fase inicial, mas irá impactar um total de 232 estudantes e 30 professores.

"É um programa que nos proporciona um olhar além do que estamos acostumados a fazer. Penso que será uma diferença na construção do aprendizado dos alunos. Os professores já nos relatam que o encontro presencial fez eles refletirem sobre a forma que podemos desenvolver projetos diferenciados por meio da cooperação", declara.

 

Programa A União Faz a Vida em números

Mais de 5,3 milhões crianças e adolescentes impactados;

Mais de 250 mil educadores envolvidos;

Mais de 4.900 escolas participantes;

Mais de 780 municípios de 15 estados brasileiros.

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/programa-educacional-da-sicredi-aliana-a-celebra-30-anos-em-expansao/43136
Copiar URL Compartilhar