Nesta segunda-feira, dia 28/07, os bombeiros voluntários de Marau, representados pelos bombeiros Varlei Apolinario e Derli Reus Couto, estiveram em Candelária-RS. Eles participara, de Sessão especial na Câmara Municipal de Vereadores do munic´pio, onde receberam homenagem pelos serviços de apoio operacional nas enchentes que atingiram Candelária em 2024 na maior catástrofe climática do RS.
Receberam também o reconhecimento a Defesa Civil Municipal de Candelária, Defesa Civil do Estado do RS e o Grupo de Resgate em Áreas de Riscos - GERAR de Jaraguá do Sul/SC que juntos dos Bombeiros Voluntários de Candelária e do Bombeiros Militares do RS realizaram mais de 500 salvamentos além da entrega de alimentos, roupas e materiais de higiene e limpeza.
Representando os Bombeiros Voluntários de Marau, Varlei Apolinário reforçou a lição deixada pelo desastre. “O que fizemos foi pouco diante daquilo que vocês fizeram aqui como comunidade. Essa experiência nos fez refletir sobre a força da natureza, que detém o controle de tudo. A nós cabe entender essa dinâmica e agir com responsabilidade”, frisou.
Em seu pronunciamento, o proponente da homenagem, Mateus Bock, destacou a importância do ato como um gesto de gratidão da comunidade candelariense. “Vocês estiveram onde poucos têm coragem de estar. Foram mãos estendidas quando tudo parecia perdido. A atuação de cada uma dessas equipes foi decisiva não apenas para salvar vidas, mas para reacender a esperança em nossos corações”, afirmou.