Uma onda de tempestades vai atingir vários estados neste fim de semana e no começo da próxima semana a partir do avanço de uma frente fria com massa de ar frio em sua retaguarda, encontrando uma massa de ar quente na dianteira com a formação de temporais.
A MetSul Meteorologia alerta que a onda de tempestades afetará o Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, embora o sistema frontal estimule chuva com risco de temporais isolados também em pontos da Região Norte. Os temporais começam neste fim de semana a partir do Rio Grande do Sul. Neste sábado, embora o risco de tempo severo não seja alto, já são possíveis temporais em setores muito localizados por conta de ar quente e úmido de baixa pressão atmosférica.
O cenário meteorológico se deteriora muito no Sul do Brasil no domingo. Um centro de baixa pressão dá origem a um ciclone a Sudeste do Uruguai e organiza uma frente fria. Ao mesmo tempo, áreas de baixa pressão no Norte da Argentina e Paraguai acentuam a instabilidade com muito baixa pressão atmosférica.
Forte instabilidade toma conta do Oeste, Campanha e o Sul gaúcho na madrugada do domingo, avançando para a maior parte do Rio Grande do Sul até de manhã. No decorrer do domingo, a instabilidade persiste no estado gaúcho. Há risco de chuva por vezes forte a intensa com muitos raios e acompanhada de granizo e vento forte em alguns pontos.
Ainda no domingo, especialmente da tarde para a noite, a forte instabilidade alcança a maior parte de Santa Catarina e vários pontos do Paraná, igualmente com chuva que pode ser localmente forte e com temporais isolados de raios, vento e queda de granizo.
Na segunda-feira, a maior parte do Sul do Brasil começa o dia com chuva, com risco mais baixo de temporais em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Ao longo da segunda, em especial da tarde para a noite, com o avanço de ar seco e frio de alta pressão, o tempo deve melhorar em quase toda a Região Sul.
Informações de: metsul.com