Principal 30/09/2025

Brigada Militar constata desmatamentos em Nova Alvorada e outros municípios da região Norte

Fiscalização ambiental ocorreu na segunda-feira (29)


Na segunda-feira (29/09), a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (3º BABM), realizou fiscalizações ambientais em diferentes municípios da região Norte do Estado, resultando na constatação de 83.200 m² (8,32 hectares) de supressão irregular de vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica.

No município de Nova Alvorada, policiais do 3º BABM atenderam denúncia de desmatamento e constataram a supressão de 21.200 m² (2,12 hectares) de vegetação em estágio avançado de regeneração, incluindo 2.800 m² (0,28 hectare) em Área de Preservação Permanente (APP) próxima a uma nascente.

Em Erval Seco, em atendimento a demanda do Ministério Público Estadual, foi constatado a supressão de 49.700 m² (4,97 hectares) de vegetação. Embora tenha sido apresentada licença ambiental, verificou-se que a mesma não estava em conformidade com a legislação, não possuindo validade.

Já em Dois Irmãos das Missões, a fiscalização foi motivada por alerta do sistema MapBiomas, e constatou a intervenção em 12.300 m² (1,23 hectare) de banhado, além da supressão de vegetação nativa, sem autorização do órgão ambiental competente.

Diante das irregularidades, ficaram caracterizados os crimes ambientais, sendo lavradas as respectivas Comunicações de Ocorrência Policial (COP).

Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/brigada-militar-constata-desmatamentos-em-nova-alvorada-e-outros-municipios-da-regiao-norte/43712
Copiar URL Compartilhar