O Instituto Aliança Empresarial e a Rede Farmácias São João promovem o Hackathon Health Experience, nos dias 8 e 9 de outubro, no auditório do Centro de Distribuição e Operações Administrativas da São João, em Passo Fundo. O evento reunirá mais de 80 profissionais da área da saúde do Sul do Brasil, entre médicos, gestores de clínicas e hospitais, profissionais da tecnologia da informação na medicina, entre outros. A iniciativa conta com a co-criação com a Escola de Medicina da Atitus Educação e a Associação Médica do Planalto (Ameplan).
A maratona de inovação, com 20 horas de atividades, visa transformar a experiência em saúde por meio da tecnologia, criatividade e colaboração. O evento propõe uma imersão em soluções que contribuem para o acesso à saúde, formada por equipes multidisciplinares. Ao longo da programação de dois dias, os participantes terão a oportunidade de vivenciar desafios reais voltados à experiência do paciente, mentoria com especialistas em saúde C-level, tecnologia e negócios, equipes multidisciplinares e networking de alto nível.
O profissionais terão a discussão de temas relevantes para a atuação em hospitais, clínicas, consultórios e serviços médicos, como o mapeamento e a priorização de pontos críticos da jornada, a estruturação de soluções e protótipos com aderência clínica-operacional e a definição de métricas de valor e apresentação de pitch (venda do modelo de negócio) de até 120 segundos para uma banca avaliadora. No fim, o hackathon irá premiar as melhores apresentações.
De acordo com o presidente do Conselho de Governança do Instituto Aliança Empresarial, José Luis Turmina, o hackathon tem o papel de provocar reflexões e fomentar soluções práticas para aplicação no dia a dia dos consultórios e nos espaços de saúde. “Esse momento busca concentrar as lideranças médicas da nossa região para refletir sobre o fazer médico diário, situações que podem ser qualificadas, feedbacks que serão considerados, e como a inovação irá contribuir para resolver problemas concretos na prática clínica e na gestão do profissional médico”, pontua.
O evento contará com a participação de dois diretores de hospitais da região norte do Rio Grande do Sul: o Diretor do Hospital São Lucas, de Marau, Raul Prestes, e o administrador do HORGS - Hospital de Olhos do Rio Grande do Sul, João Carlos de Carvalho. Ao todo, serão dezenas de profissionais de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Ibirubá, Marau e Sananduva, e também de Santa Catarina, como Chapecó e o oeste catarinense, que participarão dos dois dias de imersão.