Dona Angelina Maria Biffe Rigo completa, nesta quinta-feira, 09 de outubro, 100 anos de vida. Ela nasceu em Santa Gema- Passo Fundo, mas é marauense de coração por ter se estabelecido no municipio. Comemorou um século de vida no último domingo (05), em uma confraternização com familiares e amigos, realizada na Serp.
Na manhã desta quarta-feira (08), a reportagem da Vang conversou com a aniversariante. Com serenidade e bom humor, dona Angelina revelou o segredo da longevidade: “Manter a mente ativa e o corpo em movimento. Hoje me ocupo com pequenas tarefas da casa, com leitura e crochê… tudo isso ajuda a passar o tempo”, contou.
Filha de uma geração marcada pelo trabalho no campo, Angelina construiu sua vida com simplicidade e dedicação. Teve oito filhos com o marido Pedro Lucio Rigo — Neusa, João Carlos (em memória), João Antônio, João Francisco, Santo, Hélio, Neiva e Paulo —, além de 18 netos e 28 bisnetos.
Segundo o filho Santo Rigo, a festa do fim de semana renovou as energias da mãe: “Ela reviveu um pouco mais após o encontro, porque pode relembrar momentos felizes e rever pessoas que há muito tempo não via”, relatou.
Em homenagem à trajetória de dona Angelina, a família lançou um livro especial entregue aos convidados durante a celebração. A publicação intitulada "Angelina Maria: centenário de uma mulher guerreira" reúne memórias e histórias que eternizam um século de vida, amor e superação.A biografia foi escrita pelo filho João Francisco Rigo, e perpassa a origem e raízes, infância, primeiras experiências de vida, casamento, sua jornada como mãe, a lida na agricultura, o envolvimento comunitário e o legado familiar.