Encerra nesta sexta-feira (10) o período de votação da Consulta Popular 2025. Os gaúchos podem participar da votação que define os investimentos do Orçamento Estadual de 2026. Para o Corede Produção, região a qual Marau pertence, as demandas disponíveis na cédula de votação são: Infraestrutura Turística e/ou Incentivo ao Desenvolvimento Turístico; Recuperação e correção de solo e/ou Patrulha agrícola e/ou Recuperação de estradas vicinais; Melhoramento de espaços esportivos e/ou Inclusão social; Estruturação de equipamentos culturais e valorização da produção artística e/ou Inventário do patrimônio cultural.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento – Comude de Marau, Flávio Augusto De Conto, o município precisa ultrapassar os 600 votos, pelo menos 2% do total de eleitores, para conseguir os recursos. A orientação é para que a comunidade vote no item 1, voltado ao desenvolvimento turístico.
A participação é aberta a todos os eleitores com domicílio eleitoral em municípios integrantes do Corede correspondente. Cada participante pode votar em apenas uma ação da cédula. Para votar, basta acessar o site vota.rs.gov.br (link disponível na bio da Vang FM) ou enviar a palavra “Voto” pelo WhatsApp para o número (51) 3210-3260, seguindo as instruções do assistente virtual. O acesso pode ser feito utilizando a conta gov.br ou o Título de Eleitor.
A edição 2025 destina R$ 60 milhões aos projetos mais votados nas regiões do Rio Grande do Sul. Um terminal para votação está disponível no estande da prefeitura para quem deseja fazer a votação no parque com auxílio. A pessoa deve ter o título de eleitor em mãos.
Sobre a Consulta Popular
A Consulta Popular do Rio Grande do Sul é o processo democrático anual de consulta direta à população do RS em que os cidadãos votam para definir prioridades de interesse regional que receberão recursos do Orçamento estadual.
As propostas elegíveis são discutidas nas assembleias que definem a cédula de votação de cada região, sendo as mais votadas encaminhadas para receber os recursos. É uma forma de envolver a população nas decisões sobre o destino dos recursos públicos e promover a participação cidadã na gestão do Estado.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM