Disponibilizando 60% de sua capacidade ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Cristo Redentor (HCR) deu início na quarta-feira, (15) aos primeiros atendimentos especializados pelo programa Saúde 60+ RS, uma iniciativa do Governo do Estado. O projeto tem como objetivo qualificar o cuidado integral à pessoa idosa no Rio Grande do Sul, oferecendo atendimento ambulatorial especializado e regionalizado para pessoas com 60 anos ou mais, classificadas como “frágeis” na Atenção Primária à Saúde (APS) e/ou com diagnóstico de demência.
A proposta é melhorar a funcionalidade, a qualidade de vida e o suporte familiar das pessoas idosas, além de contribuir para o manejo de situações complexas de saúde. O programa também busca fortalecer a integração entre os serviços de saúde, promovendo um cuidado compartilhado com a APS e garantindo uma abordagem mais abrangente e eficiente.
No HCR, os atendimentos são realizados a partir da Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa, instrumento para compreender de forma ampla as necessidades de cada paciente e orientar planos de cuidado individualizados, onde cada paciente passa por avaliações de profissionais especializados em diferentes áreas. Os encaminhamentos são feitos pela Atenção Primária, seguindo os fluxos de regulação do Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon).
Em nota em seu site, a gestão do HCR explicou sobre a importância do programa para a casa de saúde: “Como um dos hospitais participantes do Saúde 60+ RS, o Hospital Cristo Redentor reafirma seu compromisso com o cuidado humanizado e especializado, fortalecendo a rede de atenção à saúde da pessoa idosa e contribuindo para a consolidação de políticas públicas voltadas ao envelhecimento com dignidade e qualidade de vida”.