Principal 03/11/2025

ACAIIO realiza sarau alusivo ao Dia da Consciência Negra

Evento ocorre na noite do dia 18/11, na Casa da Cultura de Marau


Marau será sede do Sarau Cultural - Celebrando Nossas Raízes. O evento ocorre na terça-feira que antecede o feriado do Dia da Consciência Negra, 18/11, na Casa da Cultura de Marau, e busca homenagear a resistência e o legado do povo negro no Brasil. A realização é da Associação Cultural Afro-Umbandista Ilê lansã e Oxalá (ACAIIO). 

O evento inicia às 19h. O sarau concentra palestras com especialistas e lideranças de campos das negritudes e das religiões de matriz africana, além de apresentações artísticas e exposições culturais que passam pelo audiovisual e pelo teatro. A classificação é livre para todos os públicos. 

A ideia é promover uma noite dedicada ao conhecimento, à arte e à ancestralidade. “O Sarau Cultural - Celebrando Nossas Raízes é mais do que uma atividade artística: é um ato de memória, valorização e resistência”, explica o Pai Ezequiel de Oyá, babalorixá e presidente da ACAIIO. “Ele nasce do compromisso de reconhecer a contribuição do povo negro e das tradições afro-brasileiras na construção da identidade cultural do Brasil.” 

A entrada no evento é gratuita, mas o público é convidado a contribuir com a doação de 1 kg de ração para cães ou gatos. Os donativos recebidos serão destinados à instituição Patas Protetoras, que atua na defesa da causa animal em Marau. 

Ancestralidade e antirracismo 

A ação é parte das comemorações do feriado do Dia da Consciência Negra. “Em um momento histórico em que o racismo ainda persiste de diversas formas, o evento cumpre o papel de educar, sensibilizar e inspirar a sociedade para a importância do respeito, da igualdade e da diversidade."

Para Pai Ezequiel, a realização do evento é uma forma de combater o preconceito histórico. “Celebrar a Consciência Negra é reconhecer que nossa história é feita de coragem, fé e sabedoria ancestral. É um convite para olhar o passado com respeito e o futuro com esperança."

À reportagem, o presidente da ACAIIO pontuou o que se propõe como meta para o evento. De acordo com ele, por meio da arte, da espiritualidade e da troca de saberes, o sarau promove: 

* Resgate da ancestralidade, mantendo viva a memória dos que vieram antes e abriram caminhos 
* Valorização das religiões de matriz africana, combatendo preconceitos e estigmas históricos 
* Fortalecimento da identidade cultural afro-brasileira, com destaque para a música, o teatro, a literatura e o diálogo 
* Conscientização antirracista, estimulando a reflexão sobre a importância de uma sociedade mais justa e inclusiva 
* Integração comunitária, aproximando escolas, instituições e a população em geral em torno de uma causa comum

 

Com informações de: João Pedro Tártari / Foto:  Divulgação ACAIIO

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/acaiio-realiza-sarau-alusivo-ao-dia-da-consciencia-negra/43958
Copiar URL Compartilhar