Principal 21/11/2025

Dia da Consciência Negra: Espaço Livre recebe o Professor Vitor Paulo Machado

Coordenador acadêmico debate a dívida histórica do Brasil e afirma que o racismo é estrutural


Em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, na última quinta-feira (20/11), o programa Espaço Livre, da Rádio Vang FM, promoveu um debate sobre a data. A atração desta sexta-feira (21) contou com a participação do Coordenador Acadêmico da FABE, Vitor Paulo Machado, que trouxe pontos de reflexão para a comunidade.

O professor defendeu que a data deve ir além da celebração, servindo como um marco para a discussão contínua da posição do negro na sociedade brasileira. "O 20 de novembro não é um dia para 'dar parabéns', é um dia para pensar, é um dia para refletir sobre a posição do negro na sociedade brasileira. A data impulsiona uma reflexão sobre a dívida histórica que o Brasil tem com a população afrodescendente”, enfatizou.

Zumbi: símbolo de resistência e projeto de nação

Ao abordar a figura de Zumbi dos Palmares, Vitor resgatou o líder quilombola não apenas como um herói, mas como a personificação de um projeto de soberania e resistência à opressão. “Zumbi dos Palmares é a encarnação, a materialização de um projeto de nação que não deu certo, mas que foi extremamente importante no processo de luta contra a escravidão. Palmares representou um projeto de resistência e independência diante de um regime de opressão”, afirmou.

Legislação como ferramenta de transformação

Vitor Paulo Machado também ressaltou a importância das leis federais (10.639 e 11.645), que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, vendo-as como uma ferramenta essencial de transformação social e combate ao racismo. "Essa lei é fundamental, porque ela reeduca a sociedade brasileira... é um processo de reeducação para acabar com o racismo e com o mito da democracia racial. A inclusão dessa história no currículo é vital para valorizar a contribuição da população negra em todas as esferas”, defendeu.

O professor criticou a ideia da "democracia racial" no país, reforçando que o combate ao preconceito é uma ação contínua. "O racismo no Brasil é estrutural, e nós temos que combatê-lo todos os dias”, alertou, concluindo que a desigualdade social e racial exige que a luta por justiça e igualdade seja diária, sendo o 20 de novembro um lembrete e impulso para essa causa.

Acesse a entrevista completa no canal da Vang FM no YouTube.

Sobre Vitor Paulo Machado

Vitor Paulo Machado é Mestre em Administração e atual Coordenador Acadêmico da FABE. O professor e consultor empresarial possui vasta experiência em Administração, com foco em gestão estratégica, planejamento e empreendedorismo. Ele também foi membro do Conselho Superior das Faculdades IDEAU (2019/2021) e tem um histórico de participação ativa em projetos institucionais de grande porte.

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/dia-da-consciencia-negra--espaa-o-livre-recebe-o-professor-vitor-paulo-machado/44097
Copiar URL Compartilhar