A Escola Estadual de Ensino Médio Vila Maria - Eevima vai ofertar Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) a partir de 2026. A diretora Carine Tomasi Arboit destacou, em entrevista na rádio Vang, que a novidade já mobiliza uma reorganização interna na escola.
A implementação do turno integral integra uma ação da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), projeto que atende à meta do Plano Nacional de Educação (PNE) e prevê que, até 2026, metade das escolas públicas de Ensino Médio funcione em tempo integral e que ao menos 25% dos estudantes estejam matriculados nessa modalidade.
A Eevima oferecerá uma carga horária de 45 horas semanais. A partir do segundo ano, os estudantes terão acesso a um curso técnico de 1.200 horas, escolhido entre seis opções: Desenvolvimento de Sistemas, Meio Ambiente, Agronegócio, Automação Industrial, Eletroeletrônica ou Química.
Com as mudanças, a estrutura da escola passará por adaptações. Segundo a diretora, será necessário ampliar o quadro de professores, contratar um vice-diretor específico para o Ensino Médio Integral e designar coordenadores por área. “São profissionais que passam a agregar na escola em toda essa parte”, explicou Carine.
Ela também ressaltou os impactos positivos do turno integral na vida dos estudantes. “Pelas pesquisas, quem frequenta o turno integral tem melhores salários, melhores desempenhos em cursos superiores, mais chances de ingressar em faculdade. Além disso, essa ação contribui para a diminuição da vulnerabilidade social, entre outros benefícios”, afirmou.
Os alunos terão quatro refeições ao longo do dia escolar. A rotina prevê entrada às 7h30 e saída às 16h30. A organização interna para a transição, segundo Carine, já está em andamento, incluindo adequações no quadro docente, na infraestrutura e na contratação de novos profissionais.
A instituição é a única que oferece Ensino Médio em Vila Maria e, por isso, deverá receber todos os estudantes concluintes do 9º ano em 2026, cerca de 20 alunos da própria instituição e pouco mais de 20 da rede municipal. A escola manterá o Ensino Médio noturno, que não se encaixa na modalidade integral, destinado a jovens e adultos que trabalham durante o dia.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM