Marau inicia, na próxima semana, uma nova etapa de prevenção às doenças respiratórias. O município recebeu, nesta sexta-feira (5/12), a primeira remessa da vacina contra o vírussincicial respiratório (VSR), para gestantes considerado o principal causador da bronquiolite em bebês.
A imunização começa na segunda-feira (8/12) e será destinada exclusivamente às gestantes a partir da 28ª semanas de gestação. No Estado, uma remessa de 32 mil doses chegou na quarta-feira (3/12). Para Marau, foram enviadas inicialmente *146 doses, distribuídas pelo Ministério da Saúde.
A estimativa de gestantes a serem vacinadas e de 544, conforme o número de nascimentos por ano.
A estratégia tem como objetivo proteger os recém-nascidos nos primeiros seis meses de vida — período de maior risco para quadros graves e internações. Isso porque os anticorpos produzidos pela mãe após a aplicação são transferidos ao bebê ainda durante a gestação.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Lisiane Dall’Agnese, a vacina será aplicada em dose única, a cada gravidez da mulher, e de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina contra o VSR aplicada nas gestantes visa garantir a proteção do bebê, através dos anticorpos que atravessam a barreira placentaria e conferem imunidade passiva ao feto, resultando na protecao do recem-nascido nos primeiros seis meses de vida.
A vacina estará disponível em todas as unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF):
ESF Santa Rita
ESF São Peregrino
ESF Rural/Progresso
ESF São José Operário
ESF Santa Lúcia
ESF Planalto/Central 3
ESF Fuga
ESF Centro Social Urbano
ESF Central I/II
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30.