Nesta segunda-feira (12/01), a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb BM) resgatou um Gato-do-mato (Leopardus guttulus), em Passo Fundo.
A fêmea filhote foi encontrada, às margens da rodovia, por um morador da comunidade do Povinho Velho, interior do município de Mato Castelhano. A fêmea estava com dificuldades para se locomover, provavelmente tenha sido vítima de atropelamento. Os policiais militares resgataram a gatinha, de apenas 120 gramas, e a encaminharam para avaliação médico-veterinária, na Liga Selvagem, através da Save especialidades.
Assim que possível, a fêmea estará apta para ser reinserida ao seu habitat natural.
Curiosidades: São gatos selvagens pesando no máximo 3 kg. Apresenta pelagem pintada semelhante a da Onça-pintada e da Jaguatirica. Há também indivíduos completamente pretos (melânicos). Alimentam-se de pequenos mamíferos. São muitas vezes caçados em áreas rurais sobre a acusação de predarem aves domésticas (galinhas), isso aliado a restrição de habitat e a atropelamentos contribui para a ameaça da espécie. O Gato-do-mato está na lista IUNC, como espécie vulnerável, devido à caça ilegal, ao comércio de peles e perda de habitat.
Informações e fotos: 3ºBPAmb | Passo Fundo