A quarta-feira (28/01) foi marcada por chuva intensa e temporais em algumas localidades da região. Na comunidade de General Cadorna, interior de Nova Alvorada, por volta do meio-dia, uma chuva torrencial acompanhada de ventos fortes derrubou um parreiral de aproximadamente um hectare de uva Niágara, com cerca de 40 toneladas da fruta, na propriedade do produtor Rafael Lazzarotto, referência na produção artesanal de vinhos.
De acordo com o produtor, em um curto intervalo de tempo, foram registrados aproximadamente 80 milímetros de chuva. Nesta quinta-feira (29/01), está sendo realizado o levantamento dos danos, além da tentativa de erguer novamente a estrutura e verificar se ainda há possibilidade de recuperação da plantação. Até o momento, não há estimativa dos prejuízos financeiros.
Esta não é a primeira vez que o produtor enfrenta esse tipo de situação. No dia 24 de dezembro do ano passado, após episódios de chuva, outro parreiral caiu na propriedade, mas na ocasião foi possível reerguê-lo.
Imagens cedidas / Rafael Lazarotto.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM