Principal 24/06/2026

Doença ocular ligada ao diabetes é a maior causa evitável de cegueira no mundo

Médico oftalmologista do HORGS explica principais cuidados e medidas de controle


A saúde visual sofre o impacto de doenças sistêmicas e de hábitos do dia a dia. Um deles é o aparecimento da retinopatia diabética, complicação que afeta pacientes com diagnóstico de diabetes, principalmente no tipo 2 que, por sua vez, decorre de hábitos de vida, como sedentarismo, obesidade e dieta rica em carboidratos e açúcar. Neste 26 de junho, data em que se comemora o Dia Nacional do Diabetes, o médico oftalmologista do HORGS (Hospital de Olhos do Rio Grande do Sul), Dr. Roger Syllos, alerta para a importância do cuidado com a saúde ocular para portadores da doença.

“O diabetes, apesar de ser uma doença endócrina pela falta de um hormônio, que é a insulina, e ser no pâncreas, apresenta consequências em outros órgãos”, explica o médico. De acordo com ele, isso acontece porque os efeitos da doença ocorrem nos vasos sanguíneos, que estão em praticamente todo o corpo. O diabetes provoca o aumento da glicemia, que faz uma lesão por dentro dos vasos. “Uma das regiões mais afetadas pela diabetes são os vasos da retina, que são a área da visão que recebe a imagem do meio externo, que leva para o cérebro para serem interpretadas. O diabetes ataca a fonte principal da visão, que é a parte neurológica que capta a imagem a ser interpretada.

Um dos principais sintomas da retinopatia diabética é a baixa visual, ou seja, uma maior dificuldade para enxergar. Mas pessoas que já foram diagnosticadas com diabetes do tipo 2 não devem esperar esse sintoma aparecer para procurar o oftalmologista. “Quando o paciente descobre que está diabético já precisa fazer o exame de fundo de olho, porque existe uma chance, às vezes, 20% a 30%, de já ter retinopatia. Isso porque, provavelmente, ele já era diabético há mais tempo”, alerta o especialista. A retinopatia diabética, segundo Dr. Roger Syllos, demora anos para se apresentar, pois o vaso não danifica com poucos meses de diabetes, mas sim após anos da doença.

Prevenção e cuidados

Melhor do que precisar tratar ou controlar uma doença é evitá-la. No caso da retinopatia diabética a prevenção começa evitando o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Hábitos sedentários e má alimentação estão entre as principais causas. Segundo o médico, o diabetes leva à falência do pâncreas, onde é produzida a insulina. Toda vez que uma pessoa ingere algum alimento que se transforme em glicose no organismo, o pâncreas produz insulina, que é o hormônio que permite que a glicose (açúcar) presente no sangue entre nas células para ser utilizada como fonte de energia. Quando esses alimentos, tais como pães, bolachas e doces, são ingeridos com frequência, o pâncreas é acionado de forma agressiva para a produção de grandes doses de insulina, até que não consegue mais chegar a essa alta produção. De outro lado, alguns órgãos ficam resistentes ao efeito dela, precisando cada vez mais. É essa síndrome que desenvolve o diabetes.

Como a presença do diabetes aumenta, a doença evolui para o desenvolvimento da retinopatia. Por isso, pessoas com o diagnóstico devem realizar exame de fundo de olho com frequência. “A grande decisão para prevenir as complicações da retinopatia diabética é o exame oftalmológico precoce e frequente. Através desse, é possível verificar se o paciente tem retinopatia ou não ou que nível de gravidade tem. Com isso, trata-se precocemente. E, se você tratar precocemente, pode salvar até 100% da cegueira”, destaca o médico.

O que pode ser prevenido é o diabetes, mas a retinopatia pode ser tratada. “Podemos prevenir a complicação da retinopatia. Nós temos recursos no olho, que não existem pro rim, e pro coração, para prevenir a complicação do diabetes. Não para prevenir o aparecimento dela. Ela vai aparecer pelo tempo de doença. Podendo ser adiada com bom controle da glicose. Mas ela aparece, a gente trata. Aparece mais um pouquinho, a gente trata mais um pouquinho e você mantém o paciente sempre com o controle da retinopatia através do tratamento. Com essa estratégia, você evita o desenvolvimento da cegueira. O grande desafio é ter um sistema de saúde capaz de dar acesso a todos os pacientes diabéticos. A retinopatia diabética é a maior causa de cegueira evitável no mundo”, argumenta.

Fonte: Propósito Comunicação Corporativa

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/doena-a-ocular-ligada-ao-diabetes-e-a-maior-causa-evitavel-de-cegueira-no-mundo/45534
Copiar URL Compartilhar