Como parte da programação do Mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de Marau promove, nos dias 29 e 30 de junho, uma campanha de arrecadação de lixo eletrônico. A iniciativa tem como objetivo incentivar o descarte correto de equipamentos eletrônicos sem utilidade, e contribuir para a preservação ambiental e conscientização da população sobre a destinação adequada desses resíduos.
Os pontos de coleta estarão disponíveis em todas as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) do município. A campanha também contará com a participação das escolas estaduais Charruas, Herzelino David Bordin e Iesta, além das instituições privadas Cesurg, Cristo Rei e Gabriel Taborin.
A comunidade poderá entregar aparelhos eletrônicos em desuso, ou seja, todo equipamento que funciona ligado à energia elétrica ou à tomada. Entre os itens aceitos estão monitores, impressoras, televisores, eletrodomésticos e outros.
Após a arrecadação, todo o material será encaminhado para o Programa Eletro Solidário da APAE de Marau, responsável pela destinação ambientalmente correta dos resíduos. Além disso, os materiais recicláveis serão transformados em recursos financeiros que contribuem para a manutenção das atividades desenvolvidas pela instituição.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM