Principal 03/07/2026

X Festival Nacional do Salame atrai turistas de toda região neste final de semana

Evento segue até domingo (5), no Parque Lauro Ricieri Bortolon


Inicia nesta sexta-feira (3/07), a décima edição do Festival Nacional do Salame, em Marau. O evento será realizado até domingo (5/07), no Parque Municipal Lauro Ricieri Bortolon, com entrada gratuita e uma programação que reúne gastronomia, cultura, música e oficinas voltadas às tradições da imigração italiana.

Nesta edição, o festival ocupa uma área superior a 3,3 mil metros quadrados, preparada para oferecer espaços de alimentação, bebidas, artesanato, cultura e convivência. Ao todo, serão 14 pontos gastronômicos com pratos à base de salame, que vão desde receitas tradicionais até criações autorais.

Além disso, o público poderá conferir vinícolas da Serra Gaúcha, cervejarias artesanais e o Espaço Armazém.

Criado em 2010 para celebrar as raízes italianas de Marau e da região, o Festival Nacional do Salame consolidou-se ao longo de nove edições, realizadas até 2018, como uma das principais referências gastronômicas e culturais do Sul do Brasil. A décima edição estava prevista para 2020, mas foi adiada em razão da pandemia de Covid-19.

O retorno do evento acontece com um novo formato. Diferentemente das edições anteriores, realizadas no sistema open food e open bebida, o festival passa a ter entrada gratuita, com pagamento individual pelo consumo de alimentos e bebidas.

Para facilitar as compras, será utilizada uma moeda própria do festival, que poderá ser adquirida por meio de dinheiro, Pix ou cartão. Terá estacionamento no parque, ao custo de R$ 25 por dia ou R$ 50 no passaporte válido para os três dias.

A programação inclui apresentações musicais e oficinas gratuitas de produção de salame, dressa e língua italiana, que serão realizadas no sábado (4) e no domingo (5). Na sexta-feira, o evento inicia a partir das 17h30; no sábado, os pavilhões estarão abertos das 10h às 23h; e no domingo (5), das 10h às 19h.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira · 3 de julho

17h30 - Recepção com Fábrica de Gaiteiros

18h - Protocolo de Abertura

18h - Abertura do espaço cultural e gastronômico

19h - Doug Wils Music and Art

21h - Ragazzi Dei Monti

23h – Encerramento

Sábado · 4 de julho

10h - Abertura do espaço cultural e gastronômico

11h - Marcelo Perin

13h - Grupo de Dança Arte e Dança Lazer e Convivência

13h10 - Kelly Filippi

15h - Grupo Sogni D'Italia

17h - Banda RadioItalia

19h - Banda La Constancia

21h - Banda Pandora

23h – Encerramento

Domingo · 5 de julho

10h - Abertura do espaço cultural e gastronômico

10h - Coral Alegria Franciscana

11h - Coral Santa Cecília

12h- Banda Santa Cecília

13h30 - Joca Martins

15h - Grupo Passiones

17h - Transmissão Jogo Brasil - Ao Vivo

19h - Encerramento

OFICINAS

04/07 – Sábado

  • 10h às 16h - Oficina cultural

Tricô - Gemellaggio e Núcleo Jovem da Cultura Italiana de Marau

14h - Oficina gastronômica / O Sabor das Nossas Origens: Produção do Salame, com Christine Scandolara

  • 16h - Oficina gastronômica / O Sabor das Nossas Origens: Produção do Salame, com Christine Scandolara
  • 16h às 22h - Oficina cultural / Mini aula de Talian, Vêneto e italiano padrão: três línguas, uma raiz, com Pedro Fuga e Sileide Boff · Gemellaggio e Núcleo Jovem da Cultura Italiana de Marau

05/07 – Domingo

  • 10h às 14h30 - Oficina cultural / Dressa - Gemellaggio e Núcleo Jovem da Cultura Italiana de Marau
  • 13h às 17h - Oficina cultural / Visione — Comércio Itália / Brasil / Marau / Rio Grande do Sul, com Rosangela Donzelli · Gemellaggio e Núcleo Jovem da Cultura Italiana de Marau
  • 14h - Oficina gastronômica / O Sabor das Nossas Origens: Produção do Salame, com Christine Scandolara

OUTRAS INFORMAÇÕES

Site do Festival

Expositores

Cardápios e preços

Mapa do evento

_____

A Cobertura da Vang no Festival Nacional do Salame é um oferecimento de:

Segala Soluções Contábeis: Precisou de apoio contábil? Conte com a Segala. Atendimento na Presidente Vargas, 1.378. Fone/whats 3342 1411

Marau Rodas Autocenter: Venda de rodas e pneus novos e usados. Amplo estoque a pronta entrega. Na Rua José Posser Sobrinho, na frente da Metasa. Contato pelo 99623 7603.

Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/x-festival-nacional-do-salame-atrai-turistas-de-toda-regiao-neste-final-de-semana/45592
Copiar URL Compartilhar