A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu situação de emergência em 19 municípios do Rio Grande do Sul afetados por desastres naturais no mês de julho. A Portaria nº 2.579 contempla cidades atingidas por chuvas intensas, enxurradas, tornados, vendavais e quedas de granizo.
Da região, entre os municípios que constam na lista estão Gentil e São Domingos do Sul, pela ocorrência de chuvas intensas. Também tiveram o reconhecimento de emergência Arroio do Tigre, Boqueirão do Leão, Campina das Missões, Cerro Grande do Sul, Cotiporã, Dois Lajeados, Encantado, Estrela, Estrela Velha, Giruá, Itaqui, Muçum, Passa Sete, Putinga, Segredo, Tunas e Ubiretama.
A cidade de Boqueirão do Leão teve a situação de emergência reconhecida por causa de enxurradas. Em Giruá, o reconhecimento ocorreu em razão de um tornado. Itaqui foi afetada por vendaval, enquanto Ubiretama registrou danos provocados por granizo.
Com o reconhecimento federal da situação de emergência, as prefeituras podem solicitar recursos da União para ações de assistência à população, como distribuição de alimentos, água potável, kits de higiene e limpeza, além de apoio para restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas.
Temporais atingem todo o Rio Grande do Sul desde o mês de julho. De acordo com a Defesa Civil do estado, o número de pessoas desalojadas passa dos 2,6 mil em 118 municípios. Houve destelhamentos, quedas de árvores e de postes de energia, além da enchente de vários rios, como o Guaíba. Além disso, a passagem de um ciclone bomba pela região deixou uma pessoa morta e cinco feridas.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM