Principal 10/11/2025

Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chegou a 27% no país

Dos 1.093 inscritos para realizarem a prova em Marau, 234 faltaram, o equivalente a 21,41%


O primeiro dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 teve 27% de abstenção no país, mantendo uma taxa semelhante à do ano passado (26,6%). A porcentagem é menor do que nos anos de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%).

Dos 1.093 candidatos inscritos para realizarem a prova em Marau, 234 faltaram, o que representa uma porcentagem de 21,41%. Os dados foram repassados pela coordenadora do Enem no município, Olaine Andreis, na manhã desta segunda-feira (10). Os exames foram aplicados em três locais: na Faculdade Cesurg, na Escola Iesta e no Colégio Anchieta.

Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados a participar do Enem no Brasil. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, houve 3.240 participantes eliminados por diferentes irregularidades, como por não atenderam as orientações dos fiscais, terem utilizado materiais impressos, por terem se ausentado dos assentos fora do horário permitido, portarem equipamentos eletrônicos ou deixarem o local da prova portando o caderno de questões antes de 30 minutos do final da aplicação.

Gabarito

O gabarito oficial do primeiro dia de prova deve ser divulgado na próxima quinta-feira (13). O exame foi aplicado em 1.805 municípios e envolveu mais de 300 mil pessoas de apoio. Neste domingo, a prova contou com questões de múltipla escolha das seguintes áreas do conhecimento: língua portuguesa; literatura; língua estrangeira (inglês ou espanhol); história; geografia; filosofia e sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Foram 90 questões além da redação, que teve como tema as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira.

Segundo dia

O segundo dia de prova será no próximo domingo (16), quando serão cobrados conteúdos de ciências da natureza e matemática. Além de avaliar o ensino nas escolas, o Enem é a principal porta de entrada em universidades, principalmente nas públicas. A nota pode ser usada pelos estudantes no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado às públicas, e no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), os dois direcionados a instituições particulares.

Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/abstena-ao-no-primeiro-dia-do-enem-2025-chegou-a-27--no-pais/44005
Copiar URL Compartilhar