A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (3º BABM), realizou, na quarta-feira (17/09), patrulhamento ostensivo e preventivo na modalidade embarcada, utilizando motos aquáticas, na Barragem de Ernestina, situada em Marau, na localidade conhecida como Costa do Jacuí. A ação teve como objetivo a fiscalização ambiental aquática, com foco no combate à pesca predatória e à utilização de petrechos de pesca proibidos pela legislação ambiental vigente.
Durante a atividade, a guarnição localizou diversas redes de pesca instaladas irregularmente no ambiente aquático, totalizando aproximadamente 550 metros lineares de redes de malha predatória.
No momento da fiscalização, não foram identificados pescadores ou responsáveis pelos petrechos, que estavam submersos de forma oculta e dispostos para dificultar a visualização, evidenciando a intenção de pesca irregular. No recolhimento, foram encontrados peixes presos às redes, sendo realizados os procedimentos de soltura e devolução ao habitat natural de exemplares ainda vivos. Todo o material apreendido foi recolhido e será destinado à inutilização.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM