O defeso da Piracema é essencial para a reprodução da ictiofauna e manutenção do ecossistema aquático. E para proteção desse período, a Brigada Militar, através do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), atua desde 1º de outubro de 2025, na Operação Piracema 2025/2026.
Através do patrulhamento aquático, as equipes do 3ºBPAmb reforçam as ações de orientação, fiscalização e combate à pesca ilegal nos municípios do interior do Rio Grande do Sul.
No sábado (17/01), os policiais militares atuaram nos municípios de Marau e Passo Fundo, averiguando denúncias de pesca ilegal, no entorno da Barragem de Ernestina.
Já no domingo (18/01), houve patrulhamento aquático na Barragem do Rio Jacuí, no município de Tio Hugo. Durante a ação, um barco foi avistado às margens do lago, fixados na embarcação estavam 150 metros de redes de pesca. Em terra, os policiais militares localizaram um balde plástico com peixes já mortos. Os responsáveis pelos materiais não foram localizados.
O barco e as redes de pesca foram apreendidos, conforme Termo de Apreensão. Os peixes mortos foram descartados, pois devido ao mau acondicionamento, não serviriam para doação.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM