Principal 26/03/2024 13:43

Começou a vacinação contra a gripe em Marau

Município tem aproximadamente 16.331 pessoas pertencentes ao público alvo


A campanha de vacinação contra a gripe começou na segunda-feira (25) em Marau. De acordo com a coordenadora das Ações em Saúde, Lisiane Dal Agnese, o município recebeu, na primeira remessa, 1.640 doses do imunizante, que protege contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Têm direito a receber a vacina neste momento crianças de 6 meses a 6 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas, indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos de idade, pessoas com comorbidades, professores e funcionários de escolas. Segundo Lisiane, a estimativa é de que existam 16.331 pessoas pertencentes ao público alvo em Marau, sendo que a meta é de imunizar pelo menos 90% desse público.

A recomendação é que cada um procure a unidade de ESF a que pertence, no horário das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17h, portando a carteira de vacinas. Além disso, um Dia D de Vacinação será realizado no dia 13 de abril, sábado, quando todas as unidades da ESF estarão abertas, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

A vacina é oferecida na rede pública de forma gratuita e a campanha se estende até o dia 31 de maio.

Mudança na estratégia: Em 2024, a vacinação contra a influenza acontece no primeiro semestre do ano nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enquanto no Norte será no segundo semestre. A mudança inédita na estratégia, desde 2023, busca atender às particularidades climáticas da região, que inicia no período do Inverno Amazônico, quando há maior circulação viral e de transmissão da gripe. A expectativa é imunizar 75 milhões de pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/comea-ou-a-vacinaa-ao-contra-a-gripe-em-marau/39242
Copiar URL Compartilhar