Principal 16/04/2024 13:41

Está aberto o prazo para a Declaração Anual de Rebanho

Em Marau, 35 produtores já realizaram a declaração no primeiro dia do prazo


Teve início na segunda-feira (15) e prossegue até o dia 14 de junho o período para os pecuaristas fazerem a Declaração Anual de Rebanho referente ao ano de 2024. Trata-se de uma obrigação sanitária de todos os produtores rurais gaúchos detentores de animais. Este ano o prazo foi reduzido de 150 para 60 dias.

Segundo o chefe da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Marau, Maurício Flores da Silva, 35 produtores marauenses (3%) já realizaram a declaração no primeiro dia do prazo, de um total de aproximadamente 1.200 pecuaristas. A inspetoria também atende os municípios de Vila Maria, Camargo e Nova Alvorada, onde 2, 11 e 19 produtores já realizaram o processo, respectivamente.

A Declaração Anual de Rebanho conta com um formulário de identificação do produtor e características gerais da propriedade. Formulários específicos devem ser preenchidos para cada tipo de espécie animal que seja criada no estabelecimento, como equinos, suínos, bovinos, aves, peixes, entre outros. No formulário de caracterização da propriedade, há campos como situação fundiária, atividade principal desenvolvida na propriedade e somatória das áreas totais, em hectares, com explorações pecuárias. Já os formulários específicos sobre os animais têm questões sobre finalidade da criação, tipo de exploração, classificação da propriedade, tipo de manejo, entre outros.

Desde o ano passado, a declaração pode ser feita diretamente pela internet, em módulo específico dentro do Produtor Online. Caso prefira, o produtor também pode fazer o preenchimento nos formulários em PDF ou presencialmente nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária, que em Marau está instalada na Rua Victório Tessaro, nº 663, sala 1 A (prédio da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais).

Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/esta-aberto-o-prazo-para-a-declaraa-ao-anual-de-rebanho/39352
Copiar URL Compartilhar