Principal 08/01/2026

Fundação Sicredi destina R$ 164,3 mil para projeto de envelhecimento e cuidado com a saúde integral

Entrega simbólica dos recursos foi realizada na Apae de Marau


A Fundação Sicredi, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), destinou R$ 164.389,43 para a APAE de Marau. A entrega simbólica do recurso foi realizada nessa quarta-feira (7), na sede da APAE de Marau. O recurso foi aportado para viabilizar o projeto “Envelhecimento de Pessoas com Deficiência e os Cuidados com a Saúde Integral” nos municípios de Marau, Nicolau Vergueiro, Vila Maria, Camargo e Nova Alvorada.

A Fundação Sicredi foi representada pelo presidente da Sicredi Aliança RS/SC/ES, Ivo Miri Brugnera; o diretor-executivo da cooperativa, Cristiano Piano; a coordenadora do Desenvolvimento do Cooperativismo, Layzirre Afonso; e o gerente da agência Sicredi de Marau, Rafael Bollis. A APAE de Marau foi representada pela presidente Aline Lanzarin e a coordenadora de projetos da APAE Marau, Sandra Elisabete Fabiani.

A iniciativa é pioneira na região e tem como objetivo oferecer cuidado especializado, humanizado e contínuo para pessoas idosas com deficiência intelectual, múltipla ou TEA. A proposta beneficiará pessoas com deficiência adultas e idosas dos municípios de Marau, Nicolau Vergueiro, Vila Maria, Camargo e Nova Alvorada. Desta forma irá ampliar o acesso aos serviços especializados e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, serão ofertadas 498 novas vagas e realizados 17.864 atendimentos gratuitos.

O presidente da Sicredi Aliança RS/SC/ES, Ivo Miri Brugnera, parabenizou o trabalho realizado pela Apae Marau e pontuou o reconhecimento da Fundação Sicredi com a instituição por meio da destinação de recursos. “Um dos nossos princípios é o interesse pela comunidade. Estamos muito felizes por conseguir contemplar esse projeto, para que possamos ajudar com uma fatia nesse bolo, para desenvolver ainda mais a Apae de Marau e a nossa região. Não é um trabalho fácil, que possui necessidades e dificuldades, mas que precisa desse apoio. Fica aqui a nossa admiração e a felicidade de estar cumprindo com um dos sentidos do cooperativismo”, declara.

A presidente da APAE Marau, Aline Lanzarin, agradeceu a Fundação Sicredi e a Sicredi Aliança RS/SC/ES pela significativa contribuição por meio dos recursos sociais para o projeto. De acordo com ela, o aporte é muito importante para a manutenção dos atendimentos e para permitir o acesso dos beneficiários a todos os serviços disponíveis nas áreas terapêuticas. “É extremamente positiva a visão que o cooperativismo traz, que alinha com os mesmos valores da Apae. É um recurso muito importante, porque a Apae possui uma estrutura grande e possui uma demanda crescente também. Como temos serviço especializado, os nossos beneficiários têm necessidades multidisciplinares, e esse apoio contribui para que eles tenham acesso a esses serviços com a periodicidade que precisam. Para além do beneficiário, esse apoio também ajuda as famílias para um desenvolvimento melhor das pessoas que passam pela Apae”, pontua.

Como funciona o projeto
O projeto, com duração de 24 meses, prevê atendimentos multiprofissionais individualizados, incluindo médico clínico geral, neurologista, nutricionista, fonoaudiólogo especialista em disfagia, psicólogo com foco em cuidados paliativos, educador físico e pedagogo com especialização Snoezelen. A tecnologia terapêutica Snoezelen promove regulação sensorial, redução da ansiedade e bem-estar, além do desenvolvimento de protocolos clínicos específicos para idosos com deficiência.

A coordenadora de Projetos da Apae Marau, Sandra Elisabete Fabiani, relata que a criação do projeto “Envelhecimento de Pessoas com Deficiência e os Cuidados com a Saúde Integral” foi motivada pela observação do processo de envelhecimento das pessoas com deficiência e pelas demandas emergentes relacionadas à manutenção de atendimentos contínuos e qualificados. 

“Com o avanço da idade, tornam-se mais evidentes as necessidades de cuidados ampliados, especialmente no que se refere à saúde integral, ao manejo de condições crônicas e à oferta de cuidados paliativos. Nesse contexto, o projeto surge com o propósito de fortalecer práticas de atenção humanizada, centradas na pessoa, que considerem não apenas os aspectos clínicos, mas também as dimensões emocionais, sociais e familiares, garantindo dignidade, qualidade de vida e respeito às singularidades ao longo do processo de envelhecer”, explica Sandra.

Foto: Divulgação / Sicredi Aliança RS/SC/ES

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/fundaa-ao-sicredi-destina-r--164-3-mil-para-projeto-de-envelhecimento-e-cuidado-com-a-saude-integral/44403
Copiar URL Compartilhar