O município de Gentil registrou, nas últimas horas, diversos danos em função das fortes chuvas acompanhadas de ventos intensos. Conforme a Defesa Civil Municipal, pelo menos 10 residências tiveram seus telhados parcialmente danificados. No interior do município, uma casa chegou a perder completamente a cobertura devido à força do vento. Não há registro de pessoas feridas.
Além disso, em diferentes pontos da cidade, a queda de árvores sobre vias públicas comprometeu o tráfego. A Força Voluntária do município realizou a distribuição de lonas e cordas para auxiliar as famílias atingidas. As equipes também atuaram na remoção das árvores, restabelecendo a circulação de veículos.
A orientação da Administração Municipal é de que as famílias que sofreram danos podem acionar a Defesa Civil pelos contatos: (54) 99236-4898; (54) 99627-3207; (54) 99964-0476.
No Estado, pelo menos 10 municípios tiveram estrados após a tempestade. Conforme a Defesa Civil, os danos se concentraram principalmente na Serra e no Vale do Taquari. O caso mais grave ocorreu em Flores da Cunha, onde 43 residências foram afetadas. Também houve danos no telhado da igreja, da unidade básica de saúde, de uma escola e de comércios da comunidade de Alfredo Chaves.
Três alertas do Instituto Nacional de Meteorologia estão em vigor no RS, até às 23h59 desta terça-feira (9). A Defesa Civil do Estado também registra alerta. Segundo a MetSul Meteorologia, um ciclone está atuando sobre o solo gaúcho e, com a atmosfera quente e úmida, ainda há risco de temporais isolados com episódios de chuva intensa, vento forte e queda de granizo ao longo desta terça-feira (09/12). Os maiores riscos abrangem áreas da metade Norte durante a tarde e noite.
Fotos: PM Gentil.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM