Principal 12/05/2022 10:15

IBGE: edital oportuniza novas vagas para a função de recenseador em Marau

Setor em âmbito regional enfrenta falta de profissionais para a realização do Censo Demográfico


Nesta semana o IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, realiza em Passo Fundo treinamento de equipes de coordenadores de subárea para a realização do Censo Demográfico 2022. Desde 2010 sem a realização e adiado em função da pandemia da covid-19, a dificuldade do instituto está sendo atingir o contingente de profissionais que possam atuar a campo com a coleta de dados.

Em entrevista à Vang, o Coordenador de Área do Censo 2022, Jorge Benhur Bilhar, explicou que a falta de profissionais inscritos para o quadro de recenseador é uma preocupação em âmbito regional.  Somente para Marau, o instituto necessita de 41 pessoas para o trabalho a campo. Deste número apenas ¼ das vagas foram preenchidas.  Devido à baixa procura o IBGE parte para o plano B, o lançamento de edital complementar para a busca de novos profissionais, sem a realização de prova e sem pagamento de taxa. “Este novo cadastro de possíveis nomes para as vagas de recenseador será uma nova seleção do IBGE. Entre os requisitos está: ter idade mínima de 18 anos para ambos os sexos, ter ensino médio completo e candidatos masculinos devem ter a dispensa do serviço militar”, explicou Bilhar.

O papel do recenseador   do IBGE é a visita nas residências para obter dados e estatísticas que são captados através de sistema informatizado.  O trabalho a campo tem previsão de início para o mês de agosto. Mas na primeira quinzena de julho ocorre treinamento para a aplicação correta de metodologia e utilização do aparelho eletrônico. 

 

 

 

 

Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/ibge--edital-oportuniza-novas-vagas-para-a-funa-ao-de-recenseador-em-marau/35262
Copiar URL Compartilhar