Na manhã desta segunda-feira (15), foi realizado um anúncio de investimentos voltados à segurança nas instituições de ensino de Marau. O ato ocorreu na Escola Elpídio Fialho, e contou com a presença de lideranças municipais e representantes da segurança pública. O destaque ficou por conta do lançamento do programa “Marau + Segura nas Escolas”, que prevê ações de monitoramento, prevenção e resposta rápida a situações de risco no ambiente escolar.
Entre as principais medidas apresentadas, está o repasse de R$ 391 mil ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Comsepro), responsável por parte da execução do projeto. O valor será utilizado para a instalação de câmeras de videomonitoramento em todas as escolas de educação infantil ainda neste ano, além da implementação de um sistema de cercamento virtual nas instituições. Ao todo, serão instaladas 150 novas câmeras no entorno das creches. A partir de 2026, o monitoramento eletrônico deverá ser ampliado para as escolas de ensino fundamental, estaduais, particulares e faculdades, com previsão de um novo investimento de aproximadamente R$ 500 mil.
Outro destaque do programa é a instalação do chamado “botão do pânico” nas escolas. O dispositivo estará conectado diretamente à empresa de segurança e permite uma resposta imediata em casos de emergências. Além disso, aplicativos com licenças específicas serão instalados nos celulares de professoras e diretoras, que farão o acionamento instantâneo das forças de segurança em caso de movimentações suspeitas. As imagens captadas serão enviadas em tempo real à Brigada Militar, possibilitando o rastreamento de possíveis invasores, mesmo após deixarem o local.
“Todas as áreas internas e o entorno das escolas serão monitorados. A prioridade é garantir a segurança das crianças, especialmente na educação infantil”, destacou a secretária de Educação, Francinete Oneda, presente no ato.
O evento contou ainda com a participação da prefeita Naura Bordignon, do vice-prefeito Vilmo Zanchin, do secretário de Infraestrutura e Segurança Alberto Triches, além de representantes das creches municipais, do Consepro, da Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
O projeto, elaborado pelo Poder Executivo, será encaminhado para a apreciação da Câmara de Vereadores.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM