A audiência de instrução do processo que apura o ataque ocorrido na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação (RS), teve continuidade nesta quarta-feira, 30, com o depoimento do adolescente de 16 anos acusado de cometer o crime. Conduzida pela juíza Dolores Kramer, da 2ª Vara Judicial de Getúlio Vargas, a sessão também ouviu quatro testemunhas de defesa, encerrando oficialmente a fase de instrução.
Com a conclusão dessa etapa, abre-se agora o prazo para a apresentação das alegações finais por parte do Ministério Público e da defesa. O caso tramita conforme os procedimentos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que determina o prazo máximo de 45 dias entre a internação do adolescente e a sentença judicial.
Na primeira parte da audiência, realizada na terça-feira, 29, foram ouvidas 16 testemunhas de acusação, incluindo a professora ferida no ataque e pais de alunos presentes na sala no momento do crime. Por envolver um menor de idade, o processo segue em sigilo, conforme determina a legislação brasileira.
O ataque aconteceu na manhã do dia 8 de julho, dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Nascimento Giacomazzi. De acordo com a investigação, o adolescente entrou na escola alegando que entregaria um currículo. Conhecido pelos funcionários da instituição, teve a entrada permitida. Após pedir para ir ao banheiro, ele invadiu uma sala de aula do 3º ano do Ensino Fundamental e atacou com uma faca cinco alunos e uma professora.
Um dos estudantes, um menino, morreu em decorrência dos ferimentos. O adolescente foi apreendido e teve a internação provisória decretada ainda na noite do mesmo dia. Ele responde por ato infracional análogo a homicídio qualificado e a cinco tentativas de homicídio qualificado.
Foto: Agência RBS