Principal 14/09/2026

Piquenique com Mateada vai marcar a inauguração do Memorial Regional da Erva-Mate

Estrutura está sendo implementada na propriedade da Erva-Mate Pagnussat


Será inaugurado dia 3 de outubro de 2026, junto à Rota das Salamarias (Marau/RS), o Memorial Regional da Erva-Mate. A estrutura está sendo implementada na propriedade da Erva-Mate Pagnussat, às margens do km 90 da RS-324, na Localidade de São Luís da Mortandade.

O projeto busca valorizar a história da erva-mate e reconhecer os saberes, as pessoas, os territórios e as memórias que construíram essa tradição, propondo um diálogo do passado com o presente e com as futuras gerações. Irão compor o espaço: Acervo Rosa e Vitorino Pagnussat; Estação Lúdica com Simulação Prática dos Processos; Totem Touchscreen Interativo com Informações e Jogos;  Visitação às Etapas de Produção Artesanal da Erva-Mate; Trilhas Ecológicas a Pé e de Carretão com Trator; Linha do Tempo; e muito mais.

PIQUENIQUE COM MATEADA

Para esse momento de inauguração, está sendo preparada uma tarde repleta de atrativos junto ao ambiente ao ar livre da Erva-Mate Pagnussat. O Piquenique com Mateada é aberto à toda a comunidade, sem cobrança de ingresso e sem necessidade de reserva prévia. 

Será das 16 às 19 horas, no dia 3 de outubro, e a programação inclui: Diego Granza (piano ao ar livre), Ricardo Pacheco e Marcelo Pimentel (Tributo a Mercedes Sosa/música latina), Fábrica de Gaiteiros (grupo de gaita), Cia Municipal das Artes (grupo de percussão), Biblioteca Pública Francisco Jatir Pastre (Bebeteca), Dr. Tau Golin (conversa com o autor sobre a obra A Fronteira - Vol 4: Mateando), CTG Sentinelas do Pago (dança e canto), CTG Felipe Portinho (dança e canto) e Mãos de Marau (artesanato).

A parte gastronômica será realizada através de estandes de varejo a cargo de: Cervejaria Vittal (chopp artesanal e frisante em lata), Cantina da Terra (porções na chapa de polenta/queijo/salame e queijo com melado), Recanto Jacuí (pizzas brotinho de fermentação natural), Delícias da Eli (morango no palito, morango no copo com recheios, palha italiana e doces diversos), Erva-Mate Pagnussat (água, refrigerante, espumante e produtos a base de erva-mate).

O Memorial Regional da Erva-Mate é um projeto da historiadora Débora Nunes de Sá, tem produção de Candice Campos/Miralua Criações e é financiado pela Política Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos de Marau.

Mais informações podem ser buscadas pelo fone/whats  54 99625-3807 ou pelo Instagram da Erva-Mate Pagnussat.

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/piquenique-com-mateada-vai-marcar-a-inauguraa-ao-do-memorial-regional-da-erva-mate/46092
Copiar URL Compartilhar