Principal 02/08/2021 16:28

Prefeitura de Gentil lança projeto "Abuso não é brincadeira"

Objetivo é orientar sobre o abuso na infância e adolescência e as formas de denunciar


Aconteceu na última semana o lançamento do projeto "Abuso não é brincadeira"no município de Gentil. A ação tem o objetivo de orientar sobre o abuso na infância e adolescência, como ele ocorre e quais são as formas de denuniciar casos. 
 
O lançamento aconteceu  na Prefeitura Municipal de Gentil, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com apoio e participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Brigada Militar, Polícia Civil, Escolas Municipais e Estadual.

Conforme a coordenadora do projeto, Janine de Oliveira, “ainda existem mitos e tabus com respeito a este assunto e a intenção é informar cada vez mais, uma vez que este é um problema silencioso com consequências sérias para as vítimas. E somente unindo forças, conhecimento e trabalhando em rede poderemos atender as vítimas e fazer os encaminhamentos necessários”.

Segundo dados do Conselho Tutelar foram registrados sete casos de 2016 a junho de 2021, destes apenas um foi confirmado. “Considerando o fato de que pesquisas afirmam que apenas 10% dos casos são notificados às autoridades, podemos considerar que no mesmo período possam ter acontecido 70 casos de abuso a crianças ou adolescentes”, afirma Janine.
 
Na reunião estiveram presentes os representantes das entidades e setores envolvidos para debater o formato e as ações do Projeto. Para a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Luciana Pressi Silvestri, “com o objetivo de alertar, desmistificar, informar e orientar sobre o abuso sexual na infância e adolescência, como forma de coibir e manter a população informada sobre como identificar, quais são os procedimentos, como denunciar a as consequências desta violência. Sugiro que esta Rede de Apoio continue trabalhando este assunto, que o projeto seja retomado nos próximos anos, pois é um assunto que deve ser trabalhado junto às escolas, com as famílias e a comunidade”.

Dentre as principais ações do projeto estão as palestras para os alunos das Escolas Municipais e Estadual, formação para os professores e em um momento oportuno uma conversa com os pais e familiares também, considerando evitar a aglomeração durante a pandemia. “É importante que os professores saibam como identificar e encaminhar as suspeitas, pois é na escola que muitas coisas são percebidas, torna-se importante esse olhar da educação neste assunto”, considera a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Primavera, Saionara Moterle Tonin. Ainda, serão produzidos panfletos orientativos, conforme a faixa etária das crianças e adolescentes. 
 
Foto: PM Gentil

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/prefeitura-de-gentil-lana-a-projeto--abuso-nao-e-brincadeira-/33408
Copiar URL Compartilhar