As prefeituras de Estância Velha e Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, anunciaram a suspensão das aulas na rede municipal de ensino nesta sexta-feira (8). Em Novo Hamburgo, a paralisação também se estenderá para a próxima segunda-feira (11).
A decisão foi tomada após autoridades receberem informações sobre uma possível ameaça de atentado a uma escola do município. A origem da ameaça estaria relacionada a grupos que atuam na deep web, conforme afirmou o prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck (PP), em vídeo publicado nas redes sociais.
“Não sabemos se o possível alvo seria uma escola municipal, estadual ou particular. É um grupo que interage na deep web. As forças policiais monitoram essas pessoas há bastante tempo. A possibilidade é de um ataque na cidade de Novo Hamburgo, que pode ocorrer na sexta ou na segunda-feira”, afirmou o prefeito.
Segundo ele, embora não haja confirmação de risco imediato, a decisão pela suspensão das aulas foi tomada como medida de precaução, a fim de preservar a segurança de alunos, professores e demais profissionais da educação. Em Estância Velha, o prefeito Diego Francisco (PSDB) também destacou a ausência de um risco concreto no momento, mas reforçou que a ação tem caráter preventivo.
Ameaça surgiu na deep web
As autoridades investigam a origem da ameaça, supostamente feita por um grupo que atua em ambientes virtuais da deep web, parte da internet que não é indexada por mecanismos de busca convencionais, como Google ou Bing.
A deep web inclui conteúdos protegidos por senha, bancos de dados, intranets corporativas e, em sua camada mais profunda, a chamada dark web, um ambiente anônimo onde também circulam atividades ilegais, como comércio de drogas, armas e conteúdos proibidos.
A Prefeitura de Novo Hamburgo informou que está atuando com reforço na presença policial nas imediações das escolas, além de intensificar o trabalho de investigação em parceria com as forças de segurança.
Confira o comunicado oficial da Prefeitura de Novo Hamburgo
"A Prefeitura de Novo Hamburgo recebeu informações sobre a possibilidade de um atentado em escola da cidade e tem trabalhado com ações preventivas, por meio do aumento da presença de forças de segurança em ambiente escolar, bem como no campo das investigações.
Para garantir a segurança da rede escolar e a tranquilidade às famílias, as aulas serão suspensas na rede municipal nos dias 8 e 11 de agosto. A Prefeitura seguirá monitorando e estruturando ações de prevenção nas escolas.
Reafirmamos que a disseminação dessas informações de maneira irresponsável pode vir a potencializar transtornos nas escolas. Por essa razão, solicitamos à população que seja responsável sobre a propagação do assunto, evitando a disseminação imprudente das informações."
As autoridades seguem acompanhando a situação de perto. Até o momento, não há confirmação oficial sobre a veracidade da ameaça ou seus autores.
(Fonte: O Sul. / Foto: Fachada da Prefeitura de Novo Hamburgo - Lu Freitas/PMNH.)
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM