Movimento que buscou a capacitação de jovens estudantes no meio rural por meio da experimentação e do conhecimento técnico, o Projeto Aliança Jovem - o futuro do Agro, desenvolvido pela Sicredi Aliança RS/SC/ES com a Faculdade CESURG Marau, teve sua primeira turma formada na quarta-feira (3/12), em Marau. Ao todo, 90 estudantes de escolas de Marau, Gentil e Montauri, com idade entre 15 e 20 anos, concluíram a formação do meio rural que possuía módulos teóricos e práticos desde agosto deste ano.
Ao longo da capacitação, quatro turmas de estudantes participaram, com alunos das Escolas Anchieta e IESTA, Colégio Integrado CESURG e Colégio Gabriel Taborim, de Marau, Colégio Estadual Alexandre de Gusmão, de Montauri, e Escola Luíza Quittó Busnello, de Gentil. O objetivo do “Programa Aliança Jovem: o futuro do Agro” foi de capacitar jovens com ferramentas para integração às atividades ao campo, contribuição para a administração e gestão das propriedades rurais e preparação para o futuro do agronegócio. A formação também buscou incentivar o interesse pela sucessão familiar ao promover a inovação e a sustentabilidade na produção agropecuária.
Durante a capacitação e seus módulos, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de aulas teóricas e práticas com temas de relevância no agronegócio, como a sucessão familiar, o desenvolvimento pessoal e a liderança no campo, educação financeira e o cooperativismo, gestão e administração rural, tecnologia, automação e inovação no campo, agricultura de precisão sustentabilidade e meio ambiente, entre outros assuntos.
Aos 18 anos, a estudante Julia Pradegan Spenassato escolheu o Projeto Aliança Jovem para aproveitar a oportunidade de aprender sobre sucessão familiar. “Comecei no mercado de trabalho há pouco tempo, e o Aliança Jovem foi extremamente importante, porque a partir das aulas comecei a gerenciar meus custos e eleger prioridades. Quando falo de sucessão familiar, não aprendi somente o significado do termo, mas o quanto é importante dar seguimento a um legado, a uma história de gerações e valorizar o esforço", destaca. Entre as habilidades desenvolvidas ao longo da formação, a estudante destaca a desinibição e a confiança para falar em público.
Compromisso com o cooperativismo e a educação
O presidente da Sicredi Aliança RS/SC/ES, Ivo Miri Brugnera, destacou o compromisso com o futuro do cooperativismo e da educação dos jovens. “O Aliança Jovem representa um movimento estratégico, com um olhar para a necessidade de preparar sucessores para as propriedades rurais e oferecer uma formação qualificada aos filhos de produtores. Acreditamos que o Aliança Jovem trará resultados significativos no médio e longo prazo, promovendo inovação, sucessão familiar e desenvolvimento regional. Nosso objetivo é expandir o projeto para os demais municípios da área de atuação da Sicredi Aliança RS/SC/ES, garantindo que mais jovens tenham acesso a essa oportunidade”, pontuou.
O Diretor da Faculdade CESURG Marau, Leandro Paludo, enfatiza que o período de aulas junto ao curso de Agronomia possibilitou acesso a conteúdos atualizados e a utilização de ferramentas e equipamentos de ponta. Segundo ele, o programa qualificou os jovens estudantes para suas futuras formações e deve ter novas oportunidades em outros municípios da região. “O programa Aliança Jovem foi pioneiro na nossa região. Com a parceria da CESURG e do Sicredi Aliança, os estudantes tiveram uma experiência completa e prática. O programa demonstra um enorme potencial para ser replicado em outros municípios da região, ampliando ainda mais seu impacto na educação, na sucessão familiar e no desenvolvimento da região, pontuou.
O Gerente Regional de Desenvolvimento Sicredi Aliança RS/SC/ES, Neimar Zanella, enfatiza a participação engajada dos jovens estudantes, que demonstraram interesse pela formação e ampliaram o seu olhar para a profissão no meio rural. “Nós sentimos que os filhos dos produtores começaram a se envolver mais nas decisões da propriedade, junto às famílias. Então, entendemos que os estudantes pegaram o gosto pelo trabalho rural, o que percebemos nas apresentações deles. Acredito que isso demonstra que cumprimos o propósito, tanto pela cooperativa como também pelo programa, que tinha o objetivo de despertar essa vontade de permanecer nas propriedades. Foi uma turma pioneira, que fez a diferença e terá uma carreira com muito conhecimento a partir do Aliança Jovem”, concluiu.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM