Principal 18/07/2025

Projeto Aliança Jovem está com inscrições abertas para capacitação de estudantes

Sicredi e Faculdade Cesurg realizam formação em Marau, Gentil e Montauri


O Projeto Aliança Jovem: o futuro do agro, uma iniciativa gratuita voltada para jovens estudantes promovida pela Sicredi Aliança RS/SC/ES em parceria com a Faculdade CESURG Marau, está com inscrições abertas até 25 de julho. A formação é direcionada para jovens entre 15 e 20 anos, com ensino médio concluído ou em andamento. As turmas são para associados de Marau, Gentil e Montauri, na região de abrangência da cooperativa.

Até o fechamento das inscrições, a comissão organizadora do projeto realiza visitas nas escolas estaduais de Marau, Gentil e Montauri para apresentar o projeto e realizar o cadastro dos estudantes interessados. O programa acontece a partir de agosto e segue até novembro deste ano, com aulas teóricas e práticas em diferentes ambientes de aprendizado. As aulas acontecem nas escolas, na sede administrativa da Sicredi Aliança, na Cesurg Marau, na área experimental da Cesurg e em propriedades rurais localizadas em Marau, Gentil e Montauri.

O objetivo do “Programa Jovem Aliança: o futuro do Agro” é capacitar jovens com ferramentas para integração às atividades ao campo, contribuição para a administração e gestão das propriedades rurais e preparação para o futuro do agronegócio. A formação também visa incentivar o interesse pela sucessão familiar ao promover a inovação e a sustentabilidade na produção agropecuária.

Ao longo da formação, serão realizadas aulas com temas de relevância para o agronegócio, como os desafios, estratégias e as oportunidades da sucessão familiar, o desenvolvimento pessoal e a liderança do profissional do campo, educação financeira, gestão e administração rural, boas práticas no uso de recursos naturais e sustentabilidade, entre outros.

De acordo com o Diretor da Faculdade CESURG Marau, Leandro Paludo, o projeto irá incentivar os jovens a permanecerem na área rural, possibilitando acesso a equipamentos tecnológicos durante as aulas e a expertise de professores mestres e doutores. “É um projeto que visa apresentar todas as potencialidades do agronegócio para as futuras gerações. Com aulas dinâmicas, equipamentos tecnológicos e professores mestres e doutores, queremos incentivar os jovens a permanecerem nas propriedades rurais, utilizando do conhecimento para torná-las mais rentáveis e sustentáveis. Esse projeto irá abrir portas para jovens serem protagonistas do agronegócio da nossa região”, enfatiza.

O Gerente Regional de Desenvolvimento Sicredi Aliança RS/SC/ES, Neimar Zanella, explica que o projeto busca apresentar as oportunidades que os jovens possuem com o trabalho nas suas propriedades e, consequentemente, gerar desenvolvimento para suas comunidades. “Esse projeto permite uma visão mais aprofundada em relação à inovação, às possibilidades, à relação com a educação financeira, com a administração de propriedade. Queremos abrir a visão deles, implementando novos modos de fazer, aumentando o faturamento e a lucratividade onde atuam. Esses jovens podem, junto de seus pais, evoluir nos negócios e gerar desenvolvimento para a comunidade, que é o nosso propósito”, destaca.

A Coordenadora de Desenvolvimento do Cooperativismo na Sicredi Aliança RS/SC/ES, Layzirre Afonso, destaca que a iniciativa surge pelo interesse pelo desenvolvimento local, construído de forma conjunta, colaborativa e personalizada. “Essa parceria nasce como uma iniciativa de impacto positivo voltado aos jovens do agro, que terão acesso a uma oportunidade de ensino-aprendizagem que viabilizarão uma atuação qualificada nas propriedades rurais. A nossa cooperativa investe em educação, a educação melhora a vida dos associados e a comunidade, como um todo, prospera”, descreve.

Como realizar a inscrição

Estudantes de 15 a 20 anos de escolas estaduais de Marau, Gentil e Montauri, que estejam com ensino médio em andamento ou concluído, e que sejam associados do Sicredi, podem participar do Projeto Aliança Jovem. As inscrições são realizadas diretamente nas escolas ou nas agências da Sicredi Aliança dos três municípios participantes.

O estudante interessado deverá preencher uma ficha de inscrição e passar seus dados completos (obrigatoriedade do CPF), nome de um responsável, conta da cooperativa e se possui condições de deslocamento para as aulas.

Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/projeto-aliana-a-jovem-esta-com-inscria-oes-abertas-para-capacitaa-ao-de-estudantes/43139
Copiar URL Compartilhar