Mais uma ação ligada ao Projeto Escola Amiga da Biblioteca, da Biblioteca Pública Municipal Professor Francisco Jatir Pastre, foi realizada nesta semana, por estudantes marauenses. Desta vez, quem participou do projeto foi a Escola de Idiomas CCAA Marau, com atividade de incentivo a doação de livros. Como explica a coordenadora da Biblioteca Municipal, Nair Arruda, a atividade foi pensada pelos sócios-proprietários da escola, Carla Viapiana e Argelio Angonezi, e envolveu o aplicativo pedagógico da CCAA e a lojinha da escola.
O Gamefik é um aplicativo com objetivo pedagógico e traz a linguagem dos jogos para a sala de aula, através do método da gamificação. Foi através desse aplicativo que a ação se desenrolou. O aluno que doou um livro, cumpriu a missão do Gamefik e ganhou 200 coins. “Coins” são moedas em inglês e, neste caso, podem ser trocadas por itens da lojinha da escola. A atividade foi desenvolvida durante todo o mês de abril, resultando na arrecadação de 236 livros.
De acordo com Nair, os exemplares foram destinados ao acervo da Biblioteca Pública Municipal Professor Francisco Jatir Pastre e estão disponíveis para empréstimo à população. Os títulos que a Biblioteca já possuía foram destinados para o Sebo Troque Sua Traça.
Projeto Escola Amiga da Biblioteca
O Projeto Escola Amiga da Biblioteca é desenvolvido pela Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, através da Biblioteca Pública Municipal Professor Francisco Jatir Pastre. O objetivo principal é estimular a leitura e promover a visitação de alunos ao espaço literário que o Município possui. Ações como a do CCAA são sempre bem vindas, uma vez que contribuem com a escola, com os alunos e com a Biblioteca.
Instituições de ensino que desejam desenvolver ações de incentivo à leitura, em parceria com a Biblioteca, podem entrar em contato com a coordenação através do telefone 3342-9560 ou pela conta do Instagram @bibliotecamunicipal_marau. Os mesmos contatos podem ser utilizados para a retirada de dúvidas sobre o Projeto e as demais ações da Biblioteca Municipal.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM