O edital para a concessão da RS-324 entre Passo Fundo e Nova Prata ficou para o primeiro semestre de 2024. O leilão do chamado Bloco 2, estava previsto para ocorrer em setembro de 2022, mas foi suspenso pelo governo estadual para novas análises.
Neste período, a sociedade foi ouvida, através de audiências públicas para apontar mudanças ao projeto original. O trecho concedido compreende 110 quilômetros de rodovia, ligando Passo Fundo, Marau e chegando até Nova Prata. De acordo com o secretário estatual de Parcerias, Pedro Capelupe, um dos pontos que estão em análise é a oportunidade de utilização do chamado freeflow, que permite a cobrança de tarifa sem a necessidade de instalação de praças de pedágio e por quilômetro rodado no trecho.
Outro fator que atrasou o lançamento do edital foram as chuvas nos meses de setembro, outubro e novembro que dificultaram o avanço dos estudos sobre as rodovias que serão concedidas.
A expectativa do governo estadual é concluir a modelagem, que está sendo feita em parceria com o BNDES, e abrir o leilão desse trecho ao longo de 2024.
Fonte: Rádio Uirapuru.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM