Principal 30/07/2021 09:08

Próximos dias serão de avaliação de perdas na cultura de hortaliças

Chefe do Escritório da Emater faz panorama sobre frio e impactos nas culturas de inverno


Esta sexta-feira (30), marcou até então a temperatura mais baixa do ano em Marau, com -3° C. As geadas consideradas naturais nesse período de inverno são benéficas para algumas culturas,mas nem tanto para outras, como é o caso das hortaliças.

Edivane Ferro, Chefe do Escritório da Emater de Marau explica que os próximos dias serão de avaliação de perdas desta cultura, especialmente na agricultura familiar que não trabalha com sistema de estufas.   “ Nos próximos dias poderemos verificar os reais danos especialmente para quem trabalha com hortaliças, como possíveis manchas e queimaduras nas plantas”, explicou.

As baixas temperaturas são benéficas neste período para a cultura do trigo, de forma específica para o que foi plantado dentro do período de zoneamento, de 11 de junho à 20 de julho. “Dentro deste período o frio é considerado benéfico para o trigo na região, que deverá iniciar perfilhamento natural sem perdas”, destacou.

Para a cultura de plantas frutíferas de inverno, o frio neste período também é aliado, conforme destaca Edivane: “Plantas frutíferas que estão em período de dormência devem iniciar o florescimento no período adequado e não antecipadamente como já ocorreu em invernos anteriores”.

O que preocupa, no entanto, é a possibilidade de geadas tardias. De acordo com a chefe do escritório da Emater de Marau, geadas tardias ainda podem trazer surpresas para os agricultores.

                EMATER EM NOVO ENDEREÇO: Em entrevista à reportagem da Vang, a Chefe do Escritório da Emater informou ainda que a partir desta segunda-feira, 02 de agosto, a Emater Ascar de Marau inicia atendimento em novo endereço, agora na Rua Vitório Tessaro, no prédio junto ao STR- Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marau.  O novo endereço facilitará a logística aos agricultores que precisarem dos serviços.  Ato de inauguração e apresentação do novo espaço deverá ocorrer nos próximos dias, conforme explica Edivane.

 

 

 

 

 

Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM

Outras Imagens:

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/proximos-dias-serao-de-avaliaa-ao-de-perdas-na-cultura-de-hortalia-as/33388
Copiar URL Compartilhar