A Sessão Solene do Poder Legislativo em comemoração às festividades farroupilhas aconteceu na noite de quarta-feira, 17 de setembro, no CTG Sentinelas do Pago.
Conduzida por Francieli de Assis, a cerimônia reuniu autoridades, representantes das entidades tradicionalistas e a comunidade local. A solenidade também contou com a participação de Sidinei Richter, que, ao lado do músico Angelo Bedin, emocionou o público com uma declamação e uma interpretação especial do Hino Rio-Grandense.
Desde 2022, a sessão solene também é marcada pela homenagem a tradicionalistas que se destacam na preservação da cultura gaúcha em Marau. Neste ano, receberam a honraria Diego Pilatti, indicado pela bancada dos Progressistas; Maria Geci La Maison, indicada pela bancada do MDB; e Matilde Poletto Rizzardo, indicada pela bancada do PL.
Em seu pronunciamento, o presidente do Legislativo, vereador Vaguinho Daré, destacou a importância das entidades tradicionalistas no fortalecimento da identidade cultural do município: “Em nome da Câmara de Vereadores, quero enaltecer o trabalho incansável de todas as nossas entidades aqui representadas. São vocês que, com dedicação e amor, mantêm vivos os valores herdados, transmitindo-os de geração em geração”, afirmou.
Além do presidente, dos vereadores e dos homenageados da noite, compuseram a mesa de autoridades a prefeita Naura Bordignon; o presidente dos Festejos, Valdecir dos Santos; a Prenda Farroupilha, Ana Júlia Câmera; o Peão Farroupilha, Eleno Ramos; e o secretário de Cultura de Marau, Paulo Dal Paz.