Foi assinado, nesta quinta-feira (29/1), no Palácio Piratini, o termo de parceria que viabiliza a recuperação e a retomada do Trem dos Vales no Rio Grande do Sul. O atrativo turístico foi suspenso em 2024, devido a danos na estrutura causados pela enchente. O governador Eduardo Leite assinou o acordo para recuperar 18,5 km da via férrea, visando a retomada gradual dos passeios entre Muçum e o Viaduto 13, em Vespasiano Corrêa.
A assinatura envolve a Secretaria de Turismo (Setur) e a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). O investimento global previsto é de R$ 6,34 milhões. As obras devem iniciar em fevereiro, com a expectativa de que os passeios sejam retomados em agosto.
Ao todo, o Trem dos Vales percorre cerca de 46 quilômetros em seu trajeto principal entre os municípios de Muçum e Guaporé. O passeio turístico, que atravessa a Ferrovia do Trigo, passa por 23 túneis e 15 viadutos, incluindo o Viaduto V13, considerado o mais alto da América Latina.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM